Festivais/Mostras, Notícias

Uberlândia sediará seletiva brasileira do Youth America Grand Prix 2019

aba_yagp-2017_red-balerina

O Youth America Grand Prix (YAGP) é a maior competição de dança do mundo. Todos os anos, o concurso recebe mais de 10 mil inscrições de estudantes de diversos países. Para chegar até as finais, em Nova York, são realizadas audições em 25 cidades dos Estados Unidos e em oito países do mundo, entre eles o Brasil. Neste ano, a seletiva brasileira para a edição de 2019 será realizada em Uberlândia, durante a 5ª edição do Prêmio de Dança, entre os dias 12 e 16 de julho no Teatro Municipal.

Os bailarinos selecionados em Uberlândia farão parte do grupo de 1.200 estudantes que participarão das finais, em abril de 2019, em Nova York. Lá, além de se apresentarem diante de profissionais renomados da dança mundial, diretores de escolas de ballet e companhias, eles têm a oportunidade de participar de master classes onde recebem orientação aprofundada e, ainda durante a competição, podem receber bolsas de estudo ou contratos com companhias profissionais.

aba_yagp-kids-dancers
Participantes do YAGP. | Foto: divulgação

Assim como o YAGP, o Prêmio de Dança Uberlândia tem um caráter pedagógico. Além das apresentações competitivas diante de uma banca de jurados internacional, que avalia os trabalhos com críticas, sugestões e aconselhamentos, a competição ainda oferece oficinas e coach para que participantes, professores, coreógrafos e diretores possam atualizar seus conhecimentos. “O resultado de tudo isso é o desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos, tão importantes para o avanço da arte da dança em nossa cidade, estado e país”, comenta Guiomar Boaventura, diretora artística do Prêmio de Dança.

Para a coordenadora da seletiva brasileira, Katty Houlis, a escolha do Prêmio de Dança Uberlândia para receber essa etapa do YAGP 2019 levou em consideração a possibilidade de oferecer aos bailarinos uma experiência mais completa. “Para realizar uma seletiva com a grandeza que o YAGP requer é preciso primeiramente uma infraestrutura que atenda aos padrões necessários para aulas, ensaios e perfomances. É importante também uma localização privilegiada, que se possa chegar de qualquer parte do país com facilidade, uma rede de hotéis e restaurantes com qualidade e preços acessíveis. É isto que este novo formato de seletiva propõe: democratizar o acesso a todas as oportunidades que o YAGP oferece, baixando custos e elevando a qualidade. Vimos em Uberlândia o lugar ideal para que isto aconteça”, diz a coordenadora.

O bailarino Thiago Vínicius no palco do YAGP 2017, em Nova York. | Foto: Taylor Brandt
O bailarino brasileiro Thiago Vínicius no palco do YAGP 2017, em Nova York. | Foto: Taylor Brandt

O Prêmio da Dança Seletiva YAGP Brasil será aberto a estudantes de todas as nacionalidades entre 9 e 19 anos de idade nas modalidades Ballet Clássico de Repertório, Contemporâneo, Jazz e Dança Urbanas. O regulamento completo já está disponível no site do Prêmio de Dança.


O que: Prêmio de Dança Uberlândia – Seletiva YAGP Brasil 2019
Quando: 12 a 16/07
Onde: Teatro Municipal de Uberlândia
Av. Rondon Pacheco, 7070 Tibery | Uberlândia-MG
Perído de inscrições: 20/05 a 20/06
Informações/inscrições: www.premiodedanca.com

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *