Audições/Editais, Espetáculos/Shows, Notícias

Thiago Soares faz turnê pelo Brasil com workshops e espetáculos com audição para bailarinos

No início de 2019, aos 37 anos, Thiago Soares anunciou que passaria a atuar como primeiro bailarino convidado do Royal Ballet, de Londres, para entrar em nova fase da carreira, se dedicando a novos projetos. Um destes projetos terá sua estreia na próxima semana, de 14 a 17/08, em Campo Grande-MS, com o início da turnê “Thiago Soares e Amigos”, que levará workshops, espetáculo e audição para diferentes bailarinos que irão compor o elenco da apresentação em cada região. Outras três cidades receberão a turnê: Olinda-PE (26 a 29/08), Curitiba-PR (04 a 07/09) e Cuiabá-MT (08 a 11/10).

De acordo com a bailarina Fernanda Gutierrez, diretora da escola Pantanal em Dança, que sediará as audições e workshps no Mato Grosso do Sul, e que também é a produtora da turnê, a proposta é sair do eixo Rio-São Paulo, levando a oportunidade de realizar aulas e participar da audição com Thiago a outras regiões. “Uma característica importante é que apenas bailarinos do Estado que receberá a turnê poderão participar da audição. Muitas pessoas de outros estados entraram em contato com a gente querendo participar, mas quisemos deixar bem regional mesmo, para dar oportunidade a bailarinos que, de outra forma, não teriam a facilidade deste contato com ele”, explicou Fernanda à Dança em Pauta.

E se as aulas, audição e espetáculo com Thiago Soares já são, por si só, um grande atrativo, o bailarino não parou por aí. Em cada uma das cidades ele convidou uma bailarina brasileira de destaque para dançar com ele. Em Campo Grande sua partner será Ingrid Silva, do Dance Theatre of Harlem. Em Olinda, a convidada é Mayara Magri, solista do Royal Ballet, de Londes. Já em Curitiba, quem acompanha ele é Renata Tubarão, 1ª solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E finalizando com ele a turnê, em Cuiabá, a bailarina Paula Alves, da São Paulo Cia de Dança.

Da esq. p/ dir., as bailarinas convidadas da turnê 2019 de “Thiago Soares e Amigos”: Ingrid Silva, Mayara Magri, Paula Alves e Renata Tubarão.

Além das bailarinas convidadas, grupos folclóricos regionais também irão compor a trupe de “amigos de Thiago Soares” para os espetáculos regionais: grupo de tribal fusion bellydance “Shakti Fusion”, de Campo Grande; grupo folclórico italiano Giardino D’amuri, de Curitiba; e grupo folclórico Flor Ribeirinha, de Cuiabá.

Audições

As audições para integrar o elenco do Espetáculo “Thiago Soares e Amigos”, serão realizadas em cada uma das quatro cidades por onde a turnê vai passar. Podem participar bailarinos (homens e mulheres), maiores de 11 anos, que apresentarão a Thiago uma coreografia de uma das seguintes modalidades, a escolha do candidato(s): ballet clássico de repertório ou livre, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças populares ou danças urbanas. As apresentações podem ser nas categorias: solo, duo, pas de deux, grand pas de deux, trio e conjunto.

Para aqueles que estão com receio de participar da audição, por ainda não se sentirem aptos a uma avaliação do renomado bailarino Thiago Soares, Joice Aline Jorge, diretora da escola La Belle Dance, que sediará a turnê em Curitiba ressalta: “Para o aluno de dança, a experiência de participar de uma audição é extremamente importante. Mesmo que você não passe é a chance de saber qual a sensação e aprender a lidar com a tensão e o nervosismo naturais. Além disso, o Thiago não estará julgando o que é bom ou ruim, ele está buscando bailarinos com características específicas para compor o espetáculo dele. Vai que você é exatamente o que ele procura? Acredito que tudo é bagagem, é experiência”.

Thiago Soares com Danilo D’Alma, profissional de danças urbanas que ministrará workshop com ele em Curitiba. | Foto: Carlos Galvão

Workshops

Diferente das audições, os workshops de ballet com Thiago Soares, que serão oferecidos aos níveis intermediário e avançado, são abertos a pessoas de qualquer região. Em Curitiba, também será ministrado o workshop “Oficina Roots + Urban Class” com Thiago e o profissional de danças urbanas Danilo D’alma.


O que: turnê “Thiago Soares e Amigos”
Programação:

Audições

  • Campo Grande – 14/08 – 09h – Local: Estúdio Pantanal em Dança
  • Recife – 26/08/19 – 09h – Local: Ballet Gonzalez
  • Curitiba – 04/09/19 – 09h – Local: Escola de Dança La Belle Dance
  • Cuiabá – 08/10/19 – 09h – Local: Ópera Ballet

Espetáculos

  • 17/08, às 20h – Campo Grande-MS | Teatro Dom Bosco
  • 29/08, às 20h – Recife-PE | Teatro Guararapes
  • 07/09, às 20h – Curitiba-PR | Teatro Fernanda Montenegro
  • 11/10, ás 20h – Cuiabá-MT | Teatro UFMT

Mais informações sobre workshops, audições e espetáculos: pantanalemdanca.com/thiago-soares-amigos

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *