Cursos/Oficinas, Notícias

Técnicas de Martha Graham e Nina Verchinina em workshop no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

aba_andrea-raw_danca-moderna

Movimento. Esta é a palavra-chave para se compreender a trajetória profissional e pessoal percorrida pelas coreógrafas Martha Graham (1894-1991), e Nina Verchinina (1910-1995), duas fortes referências da dança moderna no mundo, que terão suas técnicas ministradas de 15 a 18 de junho, por Andrea Raw (Graham) e Martha Blanco (Verchinina), no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. O workshop é destinado a dançarinos e admiradores da dança e apresentará técnica e repertório destas duas grandes influenciadoras deste estilo de dança.

Andrea, um dos principais nomes quando o assunto é dança moderna no Brasil e, sobretudo, quando se fala do soerguimento das técnicas no país, é uma das mais atuantes seguidoras de Graham. A carioca é também idealizadora, produtora e diretora artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, que acontece desde 2011 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Ela tem revitalizado e fomentado as técnicas de dança moderna no Brasil. Já Martha Blanco iniciou seus trabalhos como professora e coreógrafa a partir de 1964 e desenvolveu projetos com grandes nomes da dança, como Eunice Linton, Theresinha Goulart, Helenita Sá Earp, Gilda Murray, Renee Weels, Dallal Achar, Tatiana Leskova, Consuelo Rios, Angel Viana, Klaus Viana, Nina Verchinina, Lourdes Bastos, Cecy Frank e Renee Simon.

Sobre Martha Graham
Martha Graham, estadunidense que revolucionou a história da dança moderna, dançou e coreografou por mais de 70 anos e foi a primeira bailarina a se apresentar na Casa Branca, viajar para o estrangeiro como embaixadora cultural e receber o maior prêmio civil do EUA, a Medalha Presidencial da Liberdade. Como professora, Graham treinou e inspirou gerações de grandes bailarinos e coreógrafos. Entre seus discípulos estão Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham e incontáveis outros atores e dançarinos. Graham também foi professora da estrela pop Madonna.

Sobre Nina Verchinina
Nina Verchinina viveu em países da Europa, América do Sul e Norte e da Oceania e esteve em contato com inúmeras e variadas formas de pensar e criar. Ela é reconhecida como uma das principais figuras da dança moderna no Brasil e foi uma referência para bailarinos e criadores nas décadas de 1960 e 1970. Nasceu em Moscou e estudou o balé clássico tradicional com Olga Preobajenska e o balé clássico mesclado com a dança expressionista com Bronislava Nijinska, irmã de Vaslav Nijinsky. Na Europa, Verchinina estudou também com Rudolf Laban, absorvendo os ensinamentos revolucionários deste precursor da dança expressionista.

Foto: Rafael Antônio/divulgação


O que: Workshop Técnica e Repertório de Nina Verchinina e Martha Graham
Quando: De 15 a 18 de junho
Onde: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Onde: Rua José Higino, 115 Tijuca | Rio de Janeiro-RJ
Inscrições e informações: contato@dancamoderna.com.br
* Vagas limitadas
Programação:
– 10h30 às 12h Técnica de Verchinina
– 13 às 14h30 Repertório de Verchinina
– 15 às 17h Repertório de Martha Graham

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *