Notícias, Universo da Dança

Superintendente do Teatro Alfa, de São Paulo, recebe homenagem do Ministério da Cultura da França

A superintendente do Instituto Alfa de Cultura, Elizabeth Machado, acaba de receber o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (Chevalier dans Ordre des Arts et des Lettres), concedido pelo Ministério da Cultura da França em reconhecimento à contribuição da programação do Teatro Alfa, de São Paulo, referência no calendário cultural do Brasil, para a troca cultural entre os dois países.

Elizabeth Machado, superintendente do Instituto Alfa de Cultura. | Foto: Heloísa Bortz.

Em seus 16 anos, a Temporada Alfa de Dança, painel representativo e contemporâneo da dança internacional e nacional, já recebeu Philippe Decouflé, Cirque Plume, Balé da Ópera de Lyon, Montalvo-Hervieu e Ballet de Marseille, entre outras companhias francesas, além de ícones da dança mundial como Sankai Juku, Pina Bausch e Akram Khan. Para este ano na 17ª edição do evento já está confirmada a vinda do Ballet Du Grand Théâtre Genève (Suíça) para agosto e Cloud Gate Dance Theatre (Taiwan) em novembro.

Elizabeth Machado ressalta que o investimento na programação internacional da temporada de dança também beneficia os artistas brasileiros: “A vinda das companhias propicia, além da possibilidade do público conhecer as obras contemporâneas mais relevantes no cenário internacional, o contato dos bailarinos, coreógrafos e técnicos brasileiros com tais grupos, estabelecendo conexões por meio de workshops, ampliando os horizontes profissionais”.

Sobre a Ordem das Artes e Letras
Criada em 1957 é uma das principais distinções entre as quatro ordens da República da Franca. É concedida em reconhecimento a pessoas que se distinguem no desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. A comenda já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Bob Dylan, Amália Rodrigues e T.S. Elliot, entre outros.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *