Espetáculos/Shows, Notícias

SPCD se apresenta na Pinacoteca de SP em projeto que promove nova experiência do público com a arte

aba_mamihlapinatapai_close_spcd

Nos dias 20, 21 e 27/10 e 02 a 04/11, sempre às 15h, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) realiza apresentações no Octógono da Pinacoteca de São Paulo. As obras selecionadas para a ocasião são Mira, de Milton Coatti e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, que foram adaptadas para dialogar com o espaço. “Levar a dança para a Pinacoteca traz um novo movimento para este espaço, pois coloca o público em contato mais direto com os bailarinos, uma vez que o ‘palco’ é também o espaço da plateia. Viveremos novas percepções e olhares para as duas obras escolhidas para este encontro”, comenta Inês Bogéa, diretora da SPCD.

Durante o espetáculo Mira, dez pessoas dentre o público poderão ficar no espaço do palco com os bailarinos no momento em que estarão dançando, passando a integrar este grupo, provocando novas possibilidade do olhar. Ao término desta coreografia, o público também poderá vivenciar a plenitude da experiência imersiva através de óculos de realidade virtual, que estarão disponíveis no local (25 minutos com 5 grupos de até 5 pessoas).

Coreografia Mira, da SPCD: experiência imersiva utilizando óculos de realidade virtual
Coreografia Mira, da SPCD: experiência imersiva utilizando óculos de realidade virtual

Já Mamihlapinatapai, apresentada pela companhia desde 2012, completa a programação com a proposta do coreógrafo em desconstruir movimentos da dança de salão para sugerir a relação de desejo entre duas pessoas. Aqui também a obra será adaptada para o espaço, criando novas dinâmicas nesta dança.

As apresentações fazem parte do programa Dança na Pina, criado em 2017 com intuito de trazer outras linguagens artísticas para dialogar com a arquitetura do museu. Sua estreia contou com o espetáculo Deslocamentos, da bailarina e coreógrafa Marta Soares.

“Dança na Pina é um programa que parte da nossa missão de promover sempre uma nova experiência do público com a arte, estimulando a criatividade e a construção de conhecimento. A parceria com a São Paulo Companhia de Dança ativa os espaços do museu de maneira surpreendente e permite diálogos potentes com o acervo da instituição”, diz Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca.


O que: Dança na Pina, espetáculos Mira e Mamihlapinatapai com a SPCD
Quando: 20, 21 e 27/10 e 02 a 04/11, às 15h
Onde: Octógono da Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2 | São Paulo-SP

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *