Festivais/Mostras, Notícias

Sesc EntreDança 2019 é dedicado ao protagonismo dos artistas negros

De 30/04 a 02/06, no Rio de Janeiro, acontece a 4ª edição do Sesc EntreDança, que vai movimentar cinco unidades do Sesc RJ na capital (Copacabana e Ramos), Região Metropolitana (Niterói e Nova Iguaçu) e Interior (Nova Friburgo), além de espaços públicos e de parceiros, com 75 apresentações de 14 grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Togo e Moçambique. Dos 14 espetáculos, 11 são inéditos no Rio de Janeiro ou estão estreando nacionalmente no estado.

Espetáculo Corredeira, da Nave Gris Cia Cênica | Foto: Murilo de Paula

Nesta edição, o evento, que rendeu ao Sesc RJ a indicação ao Prêmio Cesgranrio 2018 na categoria especial, traz como tema “O corpo negro”. Com curadoria do Sesc RJ e cocuradoria da artista, pesquisadora e docente Carmen Luz, o Sesc EntreDança 2019 mostra um conjunto multifacetado de obras de dança criadas e executadas por artistas, negros e negras, de diferentes gerações, percursos, estéticas, metodologias, classes, pontos-de-vista e pertencimentos. A programação busca o reconhecimento pleno dos fazeres e moveres destes artistas – no palco e fora dele, estimulando a construção de novas compreensões sobre os diversos lugares de fala e reivindicações dos mesmos.

Espaços que integram a cartografia da dança negra na cidade também recebem atividades. São eles a Casa do Jongo, a Escola Carioca de Danças Negras, a Roda Cultural de Olaria, além do Terreiro Contemporâneo, berço da Segunda Black, projeto vencedor do Prêmio Shell 2018.

NOITE DE ABERTURA

No dia 30/04 o projeto se inicia com um encontro aberto ao público com depoimentos de todos os artistas participantes do projeto, discutindo dança e negritude na atualidade. A atividade, intitulada “O corpo negro: narrativas autorais”, tem a mediação da cocuradora Carmen Luz e também conta com a apresentação do Jongo de Pinheiral, grupo de tradição do interior do estado do Rio de Janeiro.

ESPETÁCULO INTERNACIONAL INÉDITO NO BRASIL

O destaque desta edição fica por conta da estreia nacional de “Influx”, espetáculo do moçambicano Pak Ndjamena. Serão duas sessões: a primeira no Sesc Ramos, dia 3 de maio, e a segunda no Sesc Copacabana, dia 5. Trata-se de uma instalação em movimento, onde o corpo se transforma num objeto humano que se move ao som de uma máquina de costura. A montagem inspira a reflexão sobre a migração, não de pessoas entre fronteiras geográficas e políticas, mas sim de ideias e objetos carregados por pessoas no espaço urbano.

ESPETÁCULOS E DEMAIS ATIVIDADES

Entre as atrações nacionais estão: “Olho nas costas e um riso irônico no canto da boca”, concebida e performada por Luciane Ramos-Silva (SP); “Ägô”, da diretora, coreógrafa e intérprete, Cristina Moura (RJ); “Dança Naná e outras coreografias”, do coreógrafo Rubens Barbot (RJ); e a intervenção “Batalha de ritmos!”, entre os grupos Imperadores da Dança (RJ), representando o passinho, e GW Cia de Performance (RJ), defendendo o hip hop e seus estilos, em que os bailarinos de cada estilo desafiam um ao outro em uma competição pela performance mais virtuosa.

Grupo de hip hop GW Cia de Performance. | Foto: Danilo Sérgio

Além dos espetáculos, a programação conta com 72 horas de atividades formativas, como debates, oficinas e intercâmbios entre companhias, que serão distribuídas entre as unidades do Sesc e parceiros como o Jardim do Centro de Artes da UFF, o Departamento de Artes Corporais da UFRJ e a Faculdade Angel Vianna. Serão oferecidas seis oficinas gratuitas ministradas pelos próprios artistas. Entre elas, oficina de jongo, passinho carioca, danças tradicionais moçambicanas e do oeste da África e partilhas de procedimentos criativos de grupos. As inscrições e informações devem ser solicitadas pelo email entredanca@sescrio.org.br.

Completa a programação peças de Cia Babalakina, Cia Kawin, Companhia de Aruanda, Laso Cia de Dança, Nave Gris Cia Cênica e Tiago Oliveira.


O que: Sesc EntreDança | O corpo negro
Quando: 30/04 a 02/06
Onde: unidades do SESC RJ e espaços parceiros
Quanto: de R$ 2,50 a R$ 30
* Estudantes de dança não pagam.
Programação e informações: www.sescrio.org.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *