Espetáculos/Shows, Notícias

Sesc Belenzinho recebe a companhia de dança Pulsar no projeto Poéticas do Acesso

Nos dias 20 e 21/10, integrando o projeto Poéticas do Acesso, o Sesc Belenzinho, em São Paulo, recebe o espetáculo Por Trás da Cor dos Olhos – Na Imanência do Movente, da Pulsar Cia. de Dança, do Rio de Janeiro. Em cena, oito bailarinos, incluindo um cadeirante, apresentam um trabalho que inclui movimentos aéreos e possibilita ao público e aos próprios intérpretes vivenciar a relação com o peso e a suspensão.

Concebido por Maria Teresa Taquechel, Por Trás da Cor dos Olhos traz os intérpretes em resoluções próprias de movimento. Eles se deslocam por meio de apoios, pressões e sobreposições, acionando diversos caminhos dentro da estrutura corporal, criando possibilidades de jogos, desenhos, encontros e desencontros.

por-tras-da-cor-dos-olhos_pulsar-cia-de-dancaInusitados caminhos dentro da estrutura corporal são acionados, gerando movimentos, desenhos, relações e estados perceptivos no meio em que estão inseridos. Assim, revela-se a imanência do movente na composição entre movimento, música, luz, figurino e cenografia.

O cenário composto por véus suspensos, segundo a diretora, produz o efeito revelação na sensação do peso dos corpos e das partes. “Os bailarinos estão o tempo todo em cena de forma integrada. É um grande jogo de composição. Cada um trabalha dentro das suas possibilidades”, comenta Maria Teresa.

Por Trás da Cor dos Olhos é uma releitura do primeiro espetáculo da Pulsar, realizado há mais de 12 anos. Na ocasião, já havia o trabalho aéreo, mas os cadeirantes ainda não faziam parte do espetáculo. “Temos uma parceria com a Intrépida Trupe, que faz uma coordenação técnica para ajudar a gente a lidar com essa estrutura”, diz Teresa.

Sobre a Pulsar Cia. de Dança Contemporânea
Foi criada em 2000, no Rio de Janeiro, e é dirigida por Teresa Taquechel. Vem sendo considerada uma referência nacional no trabalho com arte, dança, deficiência e inclusão social. Desde sua criação, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e as possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento.


O que: espetáculo Por Trás da Cor dos Olhos | Pulsar Cia de Dança
Quando: 20/10, às 19h30 | 21/10, às 17h30
Onde: Sesc Belenzinho | Sala de Espetáculos II
Rua Padre Adelino, 1000 Belenzinho | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
* retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Informações: (11) 2076-9700 | www.sescsp.org.br/belenzinho

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *