Festivais/Mostras, Notícias

Seminário do Colégio Estadual do PR aborda as várias áreas de atuação na dança

De 21 a 26/05, em Curitiba, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (DANCEP), realiza o 1º Seminário e Mostra de Dança DANCEP. Na programação, palestras, rodas de conversa, workshops e apresentações de dança estarão envoltas no tema “Qual o seu jeito de dançar?”. A proposta é que os participantes possam ir muito além da resposta individual a esta pergunta, despertando acima de tudo a busca pelas diversas formas de se relacionar com a dança, como explica o coordenador e idealizador do DANCEP, Eder Fernando Nascimento: “A ideia do seminário é fazer da escola pública um espaço da produção do conhecimento em dança. Muitas pessoas nos perguntavam como era nosso trabalho no colégio, como era nossa dança. Achamos que as respostas eram muitas e precisavam de um evento para responder”.

Fernando conta que, a partir daí, se basearam no livro ‘Filosofia do Jeito’, de Fernanda Borges, em que a autora discute o jeito do corpo do brasileiro. “Decidimos então trazer para o seminário estes diferentes jeitos de dançar, de compreender o corpo. Porque não é apenas o bailarino e o coreógrafo que trabalham com dança. Tem gente fazendo cenário, música, produção, figurino, a parte jornalística também, como vocês do Dança em Pauta. A dança pode ser um estímulo para a mídia produzir sobre dançar. E tudo isso é dança. É o jeito de cada pessoa dançar”, ressalta Fernando.

Neste sentido, entre os convidados para a roda de conversa de sexta (25/05), estão a jornalista e diretora do portal Dança em Pauta, Keyla Barros, que vai abordar a divulgação da dança nos meios de comunicação e relatar um pouco do trabalho desenvolvido pelo veículo, criado em 2010. Na ocasião a bailarina, professora de dança e coordenadora da pós-graduação em Danças de Salão da Universidade Tuiuti do Paraná, Gracinha Araújo, vai trazer para a conversa uma outra vertente de trabalho na área, a atuação acadêmica como professor universitário e pesquisador em dança.

aba_dancep_grupo-fem

O evento também traz espetáculos e palestras com profissionais de diversos gêneros de dança. “Nossa compreensão de dança contemporânea não é enquanto estilo de dança, mas da dança que é feita hoje. Trabalhamos com a integração das diferentes estéticas e linguagens da dança para que os alunos tenham acesso a diferentes olhares. Nosso foco principal é fazer com que a dança contribua para a formação deste indivíduo e faça parte do legado cultural dele”, afirma Fernando.

Sobre o DANCEP
Projeto mantido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, foi criado em 2011 pelo professor de artes do Colégio Estadual do Paraná, Eder Fernando Nascimento, como atividade de contraturno para os alunos. Com foco artístico pedagógico, investe no ensino da dança como parte da formação humana do indivíduo.

Iniciou atendendo 40 alunos que faziam aulas nos corredores do Colégio. Em 2013, com o sucesso das aulas e apresentações dos alunos, o DANCEP conseguiu uma sala própria nas dependências da instituição de ensino e, atualmente, atende 400 alunos e está aberto também a pessoas da comunidade que tenham interesse em participar, com idade entre 12 e 60 anos. Oferece aulas de dança contemporânea, balé, jazz, alongamento e vídeo dança.

dancep_grupo-branco

O grupo de dança do projeto já se apresentou pelo interior do Paraná e também nos Estados de São Paulo e Santa Catarina, incluindo participação nos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville. Em 2014, participaram do 16º Norte Festival de Dança Viana de Castelo, competição de dança em Portugal, conquistando 3º lugar duo e 2º lugar grupo. A convite da Associação de Dança do Eixo Atlântico (Adeixa), participaram também de eventos na Europa em 2015, 2016 e 2017, passando por Portugal, Espanha, Paris e Itália. Em 2018, foi lançado o DANCEPINHO, que oferece aulas para crianças de 7 a 11 anos.

Fotos: divulgação DANCEP


O que: 1º Seminário e Mostra de Dança DANCEP
Quando: 21 a 26/05
Onde: Colégio Estadual do Paraná | Curitiba-PR
Informações: www.dancep.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *