Ler, Ver e Ouvir, Música

Sapato Furado Orquestra de Gafieira lança primeiro álbum

A orquestra curitibana de gafieira Sapato Furado lança seu primeiro álbum no dia 07/06, com um show gratuito e aberto ao público no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba (PR). O disco foi produzido com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

O álbum traz regravações de sambas de grandes compositores, como Ismael Silva, Bide, Marçal, Noel Rosa, Luiz Gonzaga e Bucy Moreira. A esse time peso pesado somam-se sambas inéditos de compositores contemporâneos como o carioca Pedro Amorim, e autores radicados em Curitiba, como Bruno Santos de Lima, Cláudio Peba, Elias Fernandes, Leo Fé e Ricardo Salmazo.

“O repertório que escolhemos para as faixas não é formado por sucessos frequentes nos bailes de gafieira. Buscamos grandes sambas ocultos na obra de compositores da primeira fase do gênero, como Noel Rosa, Ismael Silva, Bide, Marçal e Bucy Moreira”, explica o cantor e percussionista da orquestra, Ricardo Salmazo.

Os arranjos originais, de Marcos Aurélio Almeida e Fábio Abu-Jamra, combinam a formação tradicional de orquestra com o estilo dos regionais de choro e samba da primeira metade do século passado, bem como a formação de banda de coreto. “A proposta foi fazer um disco agradável para amantes da música brasileira, e do samba em especial, mas com força para embalar um salão de baile de gafieira”, conta o baterista Luis Rolim.

A Orquestra é formada pelos músicos Bruno Brandalise, no trombone, eufônio e sousafone; Clayton Silva, na flauta e sax tenor; Fábio Abu-Jamra, na guitarra e violão 7 cordas; Luis Rolim, na bateria e percussão; Marco Aurélio Almeida, no trompete e flughelhorn; Ricardo Salmazo, na voz, cavaco e percussão e Dunga, no contrabaixo elétrico e acústico (que substitui Thiago Duarte, que fez parte do grupo desde sua criação). Para a gravação do disco, a orquestra contou ainda com a participação dos músicos Leandro Machado, no sax soprano, e Samuel Trone, no contrabaixo acústico. A edição, mixagem e masterização ficaram a cargo do renomado técnico Beto Japa e o design gráfico é assinada por Renato D’Próspero.

Confira o clipe de “Alvará Suspenso”, uma das faixas do álbum que já está disponível no Spotify. No dia 07/06 o CD estará a venda a R$ 25,00.

Sobre a Sapato Furado Orquestra de Gafieira
Criado em Curitiba, em 2013, o conjunto busca reviver a tradição dos bailes de salão e a magia das orquestras dançantes através da pesquisa e execução do gênero samba e suas vertentes – samba de gafieira, samba de breque, choro e maxixe. Apostando em uma formação clássica composta por base, trombone, sax e trompete o grupo realça a importância do gênero para a cultura brasileira e retrata, com leveza, uma linguagem musical nobre, que carece de representantes devotos à sua grandeza. Realizou diversos bailes em clubes e sociedades de Curitiba, além de apresentações em teatros.


O que: Show de lançamento do disco da “Sapato Furado Orquestra de Gafieira”
Quando: 07/06, às 20h
Onde: SESC Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189 – auditório
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *