Festivais/Mostras, Notícias

São Paulo Tango Festival: evento quer popularizar o tango no Brasil

aba_tango_daniel-juarez_alejandra-armenti

De 9 a 13/05, a capital paulista recebe a primeira edição do São Paulo Tango Festival, evento com participação de renomados artistas do Brasil e exterior. Na programação aulas práticas do nível iniciante ao avançado, milongas, espetáculo teatral e palestras sobre a história do tango e sua influência na sociedade. “Nosso anseio é popularizar o tango cada vez mais no Brasil, ajudando a difundir esse importante ritmo, declarado, há quase uma década, Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco”, ressalta Vagner Ferreira, diretor artístico e um dos organizadores do evento.

vagner-ferreira_sp-tango-festival
O dançarino Vagner Ferreira, um dos organizadores do evento. | Foto: divulgação

Para isso o evento terá em seu time de 42 professores, entre eles 14 de outros países, nomes conceituados como Lola Diaz e Fabian Salas, Lorena Ermocida e Pancho Martinez Pey, Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Sofia Galanaki e Ciccio Aiello, Virginia Vasconi e Julio Balmaceda, Alejandra Armenti e Daniel Juarez, Dulce Lauria e Jonny Lambert, entre outros.

No dia 10/05, um espetáculo teatral promete uma noite de gala ao público. Cinco integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo tocarão uma composição original para o evento. O show contará com apresentações do famoso Sexteto Milonguero, do músico Craig Einhorn, de Nova York, e do DJ Carlos Javier Moreira. Haverá ainda a participação de jovens que fazem parte do projeto social “Tangueando e Semeando”, selecionados em audição artística.

Paralelamente, um telão exibirá os depoimentos de ícones do tango, e os professores que participaram da iniciativa social vão dançar, ao vivo, ao som do quinteto. A ocasião será marcada ainda pelos diversos números de tango de casais com prestígio mundial. “Aproveitaremos para intercalar algumas entradas de samba para mostrar a similiaridade entre as danças”, comenta Vagner.

Sobre o projeto Tangueando e Semeando
Criado em 2017, com o objetivo de propagar a dança do Tango, é coordenado pela São Paulo Tango Education Program e pela Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito do Estado de São Paulo (ASAS). Busca a formação de casais dos CEUs (Centros Educacionais Unificados da Cidade de São Paulo), de ONGs e de Escolas Estaduais de São Paulo, acreditando que o aprendizado irá propiciar oportunidade de independência econômica, por meio da profissionalização de cada casal, ao mesmo tempo em que reverterá para a comunidade. “Acreditamos que seja uma importante ferramenta de conduta entre homem e mulher, que ressalta o cavalheirismo e propicia a profissionalização e consequentemente a independência financeira do casal, além de levar outra cultura e hábitos diversos”, resume Vagner.


O que: São Paulo Tango Festival
Quando: 09 a 13/05
Onde: São Paulo-SP
Aulas e bailes – Hotel Tivoli Mofarej
Espetáculo – Teatro Gazeta
Informações: saopaulotangofestival.com.br

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *