Espetáculos/Shows, Notícias

São Paulo Cia de Dança inicia primeira turnê internacional de 2019

Nesta quinta (04/04), a São Paulo Cia de Dança (SPCD) inicia mais uma turnê internacional. Desta vez, a Companhia, que desde 2011 vem levando sua dança a outros países, foi convidada a integrar a programação de renomados teatros na Alemanha, França, Holanda e Suíça.

O repertório dos espetáculos internacionais conta com quatro obras criadas especialmente para a SPCD: Ngali…(2016), de Jomar Mesquita com a colaboração de Rodrigo de Castro – melhor espetáculo de 2016 pelo Guia da Folha; The Seasons (2014), do canadense Édouard Lock – que recebeu o Prix de La Danse de Montréal em 2016 por essa coreografia e sua carreira; Melhor Único Dia (2018), de Henrique Rodovalho – eleito como terceiro melhor espetáculo pelo Guia da Folha e como melhor estreia do ano pelo Prêmio APCA e; Odisseia (2018), de Joelle Bouvier – uma coprodução com Chaillot – Théâtre National de la Danse, na França – indicada pelo voto popular como terceiro melhor espetáculo na enquete promovida pela Folha de S.Paulo.

Bailarinos da SPCD em cena de Suíte para Dois Pianos | Foto: Wilian Aguiar

Completam o programa internacional três remontagens: Suíte para Dois Pianos (1987), de Uwe Scholz; Pássaro de Fogo (2010), do alemão Marco Goecke; e Gnawa (2005), de Nacho Duato.

“Esse é o nono ano que a São Paulo realiza sua turnê internacional. É uma alegria mostrar a dança do Estado de São Paulo aos diferentes públicos do mundo, por meio de remontagens de obras que são referências na dança, assim como criações assinadas por grandes nomes nacionais e internacionais”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da SPCD.

A turnê começa na Holanda, em Heerlen, que receberá a SPCD pela primeira vez com as coreografias The Seasons, Pássaro de Fogo e Melhor Único Dia. Depois será a vez da Alemanha, em Mainz, onde a Companhia esteve em 2017. Lá o repertório será composto por Suíte para Dois Pianos, Melhor Único Dia e Ngali.

Na sequência, o elenco segue para a Suíça, em Fribourg, com The Seasons e Gnawa, e encerra a primeira viagem internacional deste ano em solo francês. Sainte Maxime será a primeira cidade e depois o renomado Chaillot – Théâtre National de la Danse (Teatro Nacional da Dança), em Paris. O programa para o público francês será formado pelas obras: Melhor Único Dia, Pássaro de Fogo, Odisseia e Suíte para Dois Pianos.

A São Paulo Cia de Dança voltará à Alemanha em julho e outubro, além de outra passagem pela França e Alemanha em dezembro.


O que: Turnê Internacional – São Paulo Companhia de Dança
Programação:
04/04, às 20h | Theater Heerlen | Heerlen, Holanda
06/04, às 19h30 | Staatstheater Mainz | Mainz, Alemanha
10/04, às 20h | Théâtre Équilibre | Fribourg, Suíça
13/04, às 20h | Le Carré Théâtre | Sainte Maxime, França
18, 19 e 20/04, às 19h30, 20h30 e 15h30, respectivamente | Chaillot – Théâtre National de la Danse | Paris, França

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *