Festivais/Mostras, Notícias

Saida Helou, a rainha da dança oriental, é atração especial na 5ª edição do Hathor Festival, em Curitiba

aba_saida-helou_black

Nos dias 06, 07 e 08/10, a dança do ventre e as demais modalidades de danças folclóricas do Oriente estarão em destaque em Curitiba com a realização da 5ª edição do Hathor – Festival Internacional de Danças Árabes. Na programação, espetáculos com grandes nomes das danças árabes, workshops, palestras, palcos abertos, mostras e competições, atividades que atendem tanto aos bailarinos profissionais e estudantes, como também aos apreciadores de dança e artes em geral. As atrações serão concentradas nos três teatros do Shopping Novo Batel: Fernanda Montenegro, Paulo Autran e João Luiz Fiani. Já no último dia do evento, durante todo o dia, será realizado um grande workshop, reunindo todos os profissionais envolvidos, na Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS).

Idealizado e dirigido pela coreógrafa, bailarina e produtora cultural Linda Hathor, o Hathor Festival já é considerado um dos eventos mais expressivos do segmento no Brasil. Mantendo a qualidade do evento e o alto nível dos profissionais presentes, este ano, o destaque será a participação da bailarina Saida Helou, intitulada a rainha da dança oriental. Com 30 anos de carreira e reconhecida por um estilo único, Saida já levou sua arte aos quatro cantos do mundo e, hoje, dirige uma escola com mais de 700 alunos. Ela ministrará workshop no domingo (08/10), e fará uma apresentação única no sábado (07/10), no Gala Show, que também contará com outros grandes profissionais expoentes das danças árabes numa exibição de técnica e sensibilidade. O Gala Show será realizado no Teatro Fernanda Montenegro, às 21 horas, e os ingressos custam R$ 35,00.

palco_profissionais-hathor-festival

Ainda no quadro de estrelas do Hathor Festival, estarão grandes mestres e estudiosos da dança e cultura árabe do Brasil como Marcia Dib – mestre e pesquisadora em Cultura Árabe pela USP; Anderson Lível – Especialista em Dabke Palestino, coreógrafo e pesquisador da Cia de danças El Funoun de Manaus e Bicampeão brasileiro pelo Mercado Persa; Rossana Mello – professora de nível internacional e uma das maiores pesquisadoras do estilo egípcio de nosso país, diretora do Espaço La Luna de Ribeirão Preto; Anthar Lacerda – mestre paranaense e grande estudioso de musicalidade e folclore egípcio; Maíse Ribeiro pioneira das danças árabes Juliana Marques – bailarina internacional e a grande campeã do prêmio Hathor em 2016; o Grupo brasileiro Mil e Uma Noites campeões mundiais de dabke no World Dabke Championship no Líbano em 2017, além de bailarinos profissionais convidados das 5 regiões do Brasil. Espetáculo da arte da dança oriental em nosso país.

Atrações gratuitas

Na sexta-feira, a partir das 18h30, haverá palestras e mostra paranaense no Teatro Paulo Autran. No sábado, das 10h às 19h, no Teatro Fernanda Montenegro, o público poderá acompanhar e torcer nas mostras e competições que prometem encantar os sentidos. Na praça de alimentação do Shopping Novo Batel, durante todo dia, haverá de hora em hora palco aberto para apresentações dos artistas, músicos amadores e profissionais participantes do evento. Também acontecerão aulas gratuitas e apresentações para alunos da rede pública de ensino e instituições que atendam pessoas em situação de risco social, oportunizando o acesso desta forma de arte a todos.


O que: 5º Hathor – Festival Internacional de Danças Árabes
Quando: 06 a 08/10
Onde: Shopping Novo Batel
Onde: Alameda Dom Pedro II, 255 Batel | Curitiba-PR
Informações/ingressos: www.hathorfestival.com

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *