Festivais/Mostras, Notícias

Rio H2K, um dos maiores festivais de danças urbanas do mundo, chega à sexta edição

De 26 a 29 de maio, a Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, recebe os mais importantes coreógrafos e companhias do mundo para o Rio H2K, um dos maiores festivais de danças urbanas do mundo. Em sua sexta edição, a programação do evento inclui mais de 50 workshops, seis espetáculos, seis painéis e bate-papos, além de showcase, festas e as famosas batalhas de dança “Rio H2K Battles”.

“O evento recebe um público variado de jovens que estudam dança, que apostam nesse mercado para se profissionalizar ou que querem simplesmente trocar experiências e conhecer amigos. O Rio H2K reúne pessoas de todo o Brasil e de diversos países, unidos pela dança urbana”, explica Miguel Colker, um dos diretores do evento.

A novidade para os participantes da edição 2016 será o espaço para acampar ao ar livre na Cidade das Artes, e vivenciar, durante 24 horas, o clima único da dança.

E para os que optarem por acampar no local, atividades não faltarão. A programação dos workshops é extensa e reúne estilos para todos os gostos, tribos e níveis, dos iniciantes aos profissionais. Os alunos terão a oportunidade de aprender desde o tradicional hip hop, passando pelo House e o Stiletto, conhecer novos estilos e tendências como Flexionamento, Charme, Passinho e uma preparação fitness específica para dançarinos, a Physical training.

As aulas serão ministradas por coreógrafos e dançarinos de destaque do pop nacional e internacional como Sheryl Murakami (EUA), coreógrafa dos videoclipes EGO, Who Run The World e Dance For You, da cantora Beyoncé; Arielle Macedo (Brasil), bailarina e coreógrafa da cantora Anitta, responsável por sucessos como Show das Poderosas, Blá blá blá e Na batida; Lyle Beniga (EUA), dançarino do Justin Timberlake e Usher; Josh Williams, dançarino de Pharell e Jason Derulo; Antoine Troupe (EUA); conhecido pelas coreografias para Prince e Chris Brown; Salah (França), protagonista do MJ Immortal World Tour do Cirque Du Soleil, vencedor do Arab’s Got Talent e Incroyable Talent, campeão do UK B-Boy Championships, Just Debout e FunkinStylez; e Mecnun Giasar (Alemanha), jurado oficial do World Of Dance Tour e do Hip Hop International na Europa.

rio-h2k-2016

Já a mostra de espetáculos terá curadoria do francês Guy Darmet, um dos nomes mais importantes da dança no mundo. Criador e diretor da instituição Maison de La Danse, Darmet foi diretor da Bienal de Dança de Lyon, onde, por muitos anos, revelou e projetou carreiras de jovens de diferentes nacionalidades para o mundo da dança. Entre os espetáculos selecionados por ele estará “Rouge”, da premiada companhia francesa S´Poart, do coreógrafo Mickael Le Mer, que sobre ao palco na Grande Sala da Cidade das Artes nos dias 26 e 27/05. Mas o festival também abre espaço para jovens companhias e talentos mostrarem seus espetáculos na “Mostra Novos Rumos”.

Rio H2K Battles
Outra grande novidade esse ano será o RioH2K Battles, um duelo de dança em que o grande campeão leva uma premiação em dinheiro, além do título de melhor dançarino do seu estilo.

Entre os jurados, estarão alguns dos mais importantes dançarinos do mundo. As categorias são hip hop, popping, locking, house, passinho e breaking. As inscrições acontecem até o dia 27 e as seletivas estão agendadas para o dia 28, na Cidade das Artes. “O Rio H2K Battles é uma novidade desse ano. Um evento somente de batalhas de dança, reunindo os oito melhores dançarinos de seis diferentes estilos. As finais contam, ainda, com apresentações especiais dos jurados”, explica Bruno Bastos, também diretor do evento.

Rio H2Kids
Crianças de 4 a 11 anos não ficarão de fora desse grande evento. Em parceria com a Recria, responsável pela colônia de férias do Centro de Movimento Deborah Colker, a organização criou a colônia de férias Rio H2Kids. O objetivo da Rio H2Kids é criar um ambiente lúdico de aprendizado a partir de temas artísticos e estéticos das danças urbanas.


O que: Rio H2K
Quando: 26 a 29 de maio de 2016
Onde: Fundação Cidade das Artes | Rio de Janeiro-RJ
Informações: www.rioh2k.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *