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Reset: documentário revela o trabalho de Millepied, na direção do balé da Ópera de Paris

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Título no Brasil: Reset – O novo balé da Ópera de Paris
Ano de produção: 2015
Nacionalidade: França
Gênero: documentário
Direção: Thierry Demaizière e Alban Teurlai
Sinopse: O documentário retrata o trabalho do renomado coreógrafo e dançarino Benjamin Millepied (conhecido por coreografar as sequências de dança no filme “Cisne Negro”) ao assumir o cargo de diretor do Paris Opera Ballet. Millepied tenta rejuvenescer o Ballet e o filme apresenta o processo criativo nos ensaios do espetáculo, coreografado por ele. Com as aparições do compositor Nico Muhly, da ópera Aurélie Dupont, da designer Iris van Herpen, e da atriz Natalie Portman (esposa de Benjamin), “Reset” torna-se uma obra deliciosamente estética.


reset_coreografo-na-plateiaEx-primeiro bailarino do New York City Ballet e atual coreógrafo do L.A. Dance Project, o francês Benjamin Millepied viajou o mundo antes de voltar à sua terra natal para substituir Brigitte Lefèvre na Diretoria de Dança da Ópera Nacional de Paris, umas das mais antigas e prestigiadas companhias de dança do mundo. Para se ter ideia da importância do cargo, o mesmo posto foi ocupado durante vários anos pelo bailarino russo Rudolf Nureyev, que morreu em 1993.

A notícia de sua indicação ao cargo, em 2013, foi recebida com surpresa pelos profissionais do meio, pelo fato de Millepied não ter uma formação na instituição. Quase todos os 150 bailarinos da companhia parisiense tiveram sua formação na Escola de Ballet da Ópera de Paris e entraram no corpo de baile por meio de uma audição anual. Brigitte, sua antecessora, começou a estudar na Escola de Ballet da Ópera de Paris quando tinha 8 anos de idade e aos 16 entrou para o corpo de baile.

Neste cenário sua estreia como diretor, em 1º de novembro de 2014, gerou grande expectativa e curiosidade, e são os bastidores da preparação de seu primeiro espetáculo no cargo, que os diretores Thierry Demaizière e Alban Teurlai, trazem neste documentário, com estreia prevista no Brasil para 27 de abril .

A história de uma estreia mundial: 33 minutos para apresentar, conquistar e se impor

Trinta e três minutos. Essa foi a duração do primeiro balé coreografado por Benjamin Millepied para a nova temporada como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris.

Graças à sua vivência nos EUA, sua juventude, reputação e habilidade de comunicação, Benjamin Millepied abalou a conceituada instituição. As ideias dele eram claras: o balé carece de renovação, e ela deve ocorrer em cada um dos estágios do processo criativo.

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Uma caixa cinza e quadrada é o começo de tudo. Eis o cenário da primeira apresentação, com apenas uma fileira de holofotes demarcando o espaço para os bailarinos, que foram selecionados por Millepied dentre aqueles que compõem o corpo de baile. Não houve nenhuma estrela ou bailarino principal. Com fones de ouvido, Millepied ouvia a trilha composta por seu amigo, o jovem americano Nico Muhly. Ele filmava sua procura pelos movimentos com o celular e, em seguida, anotava os passos no notebook. E assim “Clear, Loud, Bright, Forward” foi concebido, rascunhado, anotado e, finalmente, interpretado.

Benjamin Millepied permitiu que Thierry Demaizière e Alban Teurlai acompanhassem cada etapa do processo criativo, das ideias iniciais, passando pelos ensaios, até a estreia de gala. Esta imersão propicia a chance de compreender a criatividade do coreógrafo, a modernidade de seu trabalho, e sua energia abundante. O documentário revela sua abordagem coreográfica, mas também testemunha sua relação com os bailarinos e como ele lidou com a administração de uma instituição tão respeitada.

Sobre Benjamin Millepied
reset_benjaminNascido em 1977, em Bordeaux, França, passou a maior parte da infância no Senegal. Sua primeira experiência com a dança foi proporcionada pela mãe, professora de dança africana e contemporânea. Aos 13 anos de idade, entrou para o Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse, em Lyon, onde estudou com Michel Rahn. Em 1992, fez um curso na School of American Ballet, na qual foi aceito no ano seguinte. Venceu o Prix de Lausanne em 1994 e, no mesmo ano, Jerome Robbins o selecionou para o papel principal em “2 & 3 Part Inventions”, coreografia criada para os alunos da School of American Ballet. Entrou para o corpo de baile do New York City Ballet em 1995, tornou-se solista em 1998, e primeiro-bailarino em 2002. Em paralelo, estreou como coreógrafo em “Passages”, balé montado para alunos do Conservatório de Lyon, em 2001. Muitos trabalhos para diversos teatros e balés sucederam-se desde então.

De 2004 a 2005, Millepied também foi diretor artístico do Mark Morris Dance Center de Bridgehampton, em Nova York, e coreógrafo residente no Baryshnikov Arts Center em Nova York (2006-2007).

Em 2010, trabalhou como coreógrafo e consultor em “Cisne Negro”, filme vencedor do Oscar dirigido por Darren Aronofsky. Em 2011, deixou o New York City Ballet, dirigiu cinco curtas-metragens sobre dança e fundou sua própria companhia em Los Angeles, a L.A. Dance Project, um coletivo de coreógrafos com o objetivo de apresentar a dança em todas as suas formas.

Em 2014, assumiu a direção da Ópera de Paris e sua primeira decisão foi carregada de simbolismo: pediu que o antigo piso de tábuas das salas de ensaio fosse substituído por um piso anti-impacto para evitar que os bailarinos se lesionassem. Como obter o financiamento público seria um processo demorado, buscou mecenas que custearam a obra, numa poderosa demonstração de sua abordagem. Depois disso, criou uma academia coreográfica e uma unidade de saúde para os bailarinos.

Em fevereiro de 2016, Benjamin Millepied renunciou ao cargo de diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris, alegando razões pessoais, depois de uma série de desavenças com a instituição de balé clássico.

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Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

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