Em pauta, Mercado da dança

Projeto de bailarina brasileira oferece bolsa de estudos em NY para alunos de dança de baixa renda

aba_leonardo-brito_bailarino-ailey

O projeto Prêmio Dança Moderna, da bailarina Andrea Raw, oferece bolsas para jovens dançarinos de baixa renda irem estudar nas melhores escolas de NY. Uma chance para esses aspirantes a profissionais se aperfeiçoarem e desbravarem o universo da dança. O Prêmio Dança Moderna foi criado para estimular ainda mais o intercâmbio internacional de jovens sem possibilidade de fazer uma viagem, através da concessão de dois estágios, com todas as despesas cobertas.

São bolsas para três das mais importantes instituições de ensino de Nova York, que pode ser considerada a capital da dança moderna mundial: Martha Graham School of Contemporary Dance, Ailey School e Limón Institute.

Andrea Raw e o jovem contemplado por seu projeto, Leonardo Brito.
Andrea Raw e o jovem contemplado por seu projeto, Leonardo Brito.

E o projeto já dá frutos. Um exemplo de história transformadora possibilitada pela bolsa de estudos criada por Andrea é o jovem Leonardo Brito, do Rio de Janeiro. Aos 19 anos, ele foi o vencedor do prêmio no V Congresso Brasileiro de Dança Moderna, para passar um mês estudando dança na cidade americana. Lá ele teve uma grande surpresa, depois de observar algumas aulas do rapaz, o diretor da Ailey School concedeu a ele uma bolsa para passar o verão inteiro estudando na renomada escola.

A experiência de Leonardo vem somar ao histórico de superação da Ailey School, criada em 1969, que surgiu com o intuito de dar oportunidades para bailarinos negros, que eram frequentemente excluídos por atitudes racistas da época, e é hoje considerada uma das melhores escolas de dança moderna de todo o mundo.

Sobre Andrea Raw
Graduada no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM, começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da dança moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, nas escolas Petite Danse, Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio de Janeiro, e no MMS, de Budapeste, na Hungria. É formada pela conceituada Martha Graham School, de Nova York. Como bailarina profissional atuou em diversos festivais por todo o país ao longo de vários anos. É idealizadora e produtora do Workshop de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro coreográfico do Rio de Janeiro em 2009 e 2010; produtora de Workshops com renomados profissionais internacionais como David Parsons e Ana Marie Forsythe, da Ailey School; e idealizadora, produtora e diretora artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, realizado anualmente desde 2011, maior evento de referência na área.

Fotos: Yoni Levy/divulgação

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *