A dança no cinema, Ler, Ver e Ouvir

Pioneiro da dança afro no Brasil tem seu legado retratado em documentário

aba_mestre-king-afrodance

Nesta quinta (14/07), às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, em Salvador, será lançado o documentário “Raimundos: Mestre King e as figuras masculinas da dança na Bahia”, que vai apresentar um pouco do legado deixado pelo precursor da dança afro no Brasil Raimundo Bispo dos Santos, o Mestre King, que aos 73 anos continua disseminando sua dança. Primeiro homem a ingressar no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o bailarino baiano revolucionou a prática e o ensino da dança contemporânea, sendo responsável pela formação dos principais nomes da dança afro na Bahia como Zebrinha, Augusto Omolu, Armando Pequeno e Paco Gomes.

Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Bruno de Jesus, com roteiro de Gabriel Ormuz Machado e produção de Inah Irenam, o documentário foi inspirado pelo espetáculo Raimundos que Bruno estreou em 2014 para celebrar os 50 anos de carreira de King.

mestre-king_arquivo-exposicao
Foto: acervo de exposição sobre a carreira de Mestre King

Em cerca de 40 minutos, o filme passeia por vida e obra do Mestre King, através de depoimentos do próprio dançarino e de jovens artistas influenciados por ele. Além de entrevistas, a obra registra flashes das aulas abertas que o mestre faz, todos os anos, no dia 31 de dezembro, na Praça da Sé, além de cenas inéditas dele dançando. O documentário também mostra como King mistura técnicas da dança moderna e improviso para reconfigurar movimentos dos orixás. “Achava que poderia celebrar King celebrando todos esses dançarinos e a história do negro na dança”, explica Bruno.

Confira o trailer!


O que: Lançamento do documentário “Raimundos: Mestre King e as figuras masculinas da dança na Bahia”
Quando: 14/07, às 20h30
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha
Onde: Praça Castro Alves – Centro, Salvador – BA
Quanto: entrada gratuita
Informações: www.facebook.com/espetaculoraimundos/

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *