Cursos/Oficinas, Notícias

Pilates: encontro debate a qualidade do ensino do método no Brasil

De 22 a 24 de março, será realizado em São Paulo o ‘III Encontro de Educadores do Método Pilates com Qualidade’. O objetivo do evento, uma iniciativa sem fins lucrativos de alguns dos profissionais com mais tempo de atuação na área no Brasil, é reunir instrutores de diferentes áreas que atuam com o Método Pilates no país há, pelo menos, 10 anos, para refletir, trocar experiências e propor estratégias para “cuidar” da qualidade do ensino do método. Entre as atividades programadas estão aulas de Mat Pilates (Pilates solo) e grupos de trabalho temáticos.

O Método Pilates é um sistema de movimentos que aprimora e preserva as capacidades funcionais do corpo, garantindo saúde e qualidade de vida. Para os bailarinos e praticantes de esportes, profissionais ou não, pode ser empregado como técnica corporal complementar. Ele atua de forma compensatória, refinando padrões de coordenação motora e melhorando a percepção corporal. “Os bailarinos, por exemplo, percebem a economia de esforço para realizar suas aulas e ensaios diários. Eles também previnem lesões ou aceleram o tempo de recuperação quando elas acontecem, e alcançam resultados técnicos de maior qualidade, progredindo na complexa arte da dança”, comenta Gylian Dib, sócia proprietária do Núcleo do Corpo, em Curitiba, empresa que há mais de 20 anos desenvolve trabalho voltado para a saúde e o bem-estar, com foco no Método Pilates.

Para ela, eventos como esse contribuem para disseminar experiências e critérios de qualidade entre os profissionais que empregam o Pilates na preparação física de seus clientes. “Nossa participação neste tipo de evento é bastante importante, uma vez que o Núcleo do Corpo foi precursor do Método Pilates no sul do país. De lá para cá, continuamos investindo em uma formação de qualidade, bem como em cursos de educação continuada, através do DeMarkondes Pilates, de modo a garantir a aplicação do Método de acordo com os seus princípios e conceitos”, comenta Gylian que, ao lado da sócia Elaine de Markondes, participará do evento compartilhando sua experiência e olhar sobre o assunto com os grupos de trabalho temáticos.

Esta é a terceira edição do Encontro que deve reunir, aproximadamente, 60 profissionais que atuam com o Método Pilates no Brasil.

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *