Festivais/Mostras, Notícias

Pela primeira vez em SP, seletiva brasileira do YAGP traz inovações em 2019

O mês de setembro de 2019 chega trazendo novidades para a dança nacional. De 17 a 20/09, a capital paulista sediará pela primeira vez a seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), uma das maiores competições de ballet do mundo.

O evento terá sua abertura no dia 17/09, no Teatro Sérgio Cardoso, e de 18 a 20/09, as aulas acontecem na Praça das Artes e as apresentações no Theatro Municipal de São Paulo. Todas as apresentações tem entrada gratuita. Os classificados na seletiva participam da grande final, em Nova York, em abril de 2020, uma oportunidade de ser visto pelas mais importantes cias de dança do mundo.

Fundado em 1999, o YAGP tem a missão de revelar, apoiar e desenvolver bailarinos de 9 a 19 anos, de todas as origens econômicas, étnicas e geográficas, proporcionando-lhes oportunidades educacionais e profissionais. Até hoje, mais de U$ 3,5 milhões em bolsas de estudos foram concedidas aos participantes do YAGP pelas maiores e mais conceituadas escolas de dança do mundo.

“Acredito que a palavra chave desta seletiva é ‘oportunidade’, pois os brasileiros não precisam, necessariamente, participar da final em Nova York para concorrer a bolsas, muitos deles serão selecionados aqui. Estas bolsas são a primeira porta ao bailarino que quer se profissionalizar”, comenta Katty Houlis, diretora do YAGP no Brasil.

Todos os anos, o concurso recebe mais de 10 mil inscrições de estudantes de diversos países. Para selecionar os bailarinos que participam da final, são realizadas audições em 25 cidades dos Estados Unidos e em oito países do mundo, entre eles o Brasil que, este ano, terá 240 bailarinos solistas competindo na seletiva. Somados aos que dançarão apenas conjunto, serão 800 bailarinos se apresentando no YAGP Brasil, vindos de diversas cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás.

Além de concorrerem a vaga para a final em Nova York, os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um figurino completo oferecido por Andrea Delgado (apenas para os solistas que confirmarem a viagem), voucher de R$ 500,00 em compras oferecido pela Evidence Ballet e artigos da marca Balletto.

Educar, treinar e formar

A realização da semifinal brasileira do YAGP na capital paulista traz inovações. Até então, a seletiva tinha o formato de uma competição, mas a partir desta edição assume também a missão educadora e formadora, como acontece nos EUA. De acordo com Katty Houlis, a proposta da programação é proporcionar também, tanto aos bailarinos como aos professores, aulas e palestras com profissionais renomados do Brasil e do exterior.

Os convidados internacionais que ministrarão aulas e oferecerão bolsas são: Aram Manukyan, do Ballet de Alberta (Canadá); Francois Petit, do Ballet de Zurich (Suíça); Edna Azevedo, da Estatal de Berlim (Alemanha); Alysson Rocha, do Ballet de Dortmund (Alemanha); e Alexei Moskalenko, diretor artístico do YAGP (Nova York). Os profissionais do Brasil, ministrando coach e aulas são: Tíndaro Silvano, Pati Nagao, Lars Van Cauwenberg e Daniela Severian.

Os competidores inscritos podem participar de todas as aulas, sem custo adicional. Já os professores e bailarinos que não estejam participando da competição e até mesmo apreciadores da arte da dança, podem se inscrever para os cursos especiais que este ano serão: “História do Figurino”, com Eliana Caminada; “Como escolher a musica ideal para sua coreografia”, com Pavel Kazarian; “Mitos e crenças no ballet clássico e dança contemporânea”, com Adriano Bittar e Andreja Picon; e “A importância do bom professor na formação do bailarino”, com Tíndaro Silvano.

Job Fair

Além de somar workshops e palestras à programação do evento competitivo, a seletiva deste ano também traz a “Job Fair”, na tradução literal uma “Feira de Trabalho”. Em Nova York, a Job Fair acontece a cada dois anos, com todas as cias integrantes do YAGP. Nesta edição da seletiva brasileira, as cias participantes da feira serão: ‘Cia Jovem do Ballet de Dortmund’, da Alemanha, e as paulistanas ‘São Paulo Cia de Dança’ e ‘Cia Cisne Negro’. Podem se inscrever para as audições bailarinos e bailarinas de 18 a 22 anos. “Em nosso país temos pouca oferta de trabalho para profissionais da dança, por isso nosso empenho em possibilitar o acesso as companhias”, explica Katty.

O bailarino Thiago Vínicius no palco do YAGP 2017, em Nova York. | Foto: Taylor Brandt

YAGP no Brasil

Em duas décadas, o YAGP lançou mais de 80 mil bailarinos ao redor do planeta, encaminhando-os para uma carreira profissional. Atualmente, cerca de 600 de seus bailarinos são primeiros solistas de grandes companhias, sendo que aproximadamente 70 são brasileiros, metade deles originários de projetos sociais.

“Além do caráter formador, o YAGP no Brasil funciona como um grande projeto social. Um bailarino que está trabalhando fora pode até desistir do ballet e voltar ao Brasil, mas, com certeza, a vida dele muda completamente. Infelizmente, em nosso país educação e cultura não são prioridades, mas nós sabemos que a verdadeira transformação passa pela educação e pela cultura. Cultura gera futuro!”, conclui Katty.

A convite da organização do evento, o Dança em Pauta estará fazendo a cobertura desta edição da seletiva, que promete marcar um novo período do Youth America Grand Prix no Brasil.

O que: Seletiva Brasil 2019 – YAGP
Onde: São Paulo-SP
Programação:
17/09 – Teatro Sergio Cardoso
18 a 20/09 – Praça das Artes e Theatro Municipal de São Paulo
Quanto:
Apresentações – gratuito
Cursos especiais – clique aqui
Informações: www.yagpbrasil.com

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *