Ler, Ver e Ouvir, Livros

Para dançar e experimentar

O bailarino e coreógrafo Emerson Camargo acaba de lançar o livro “A Dança de Relações e Experimentação”, pela Editora Íthala. A obra traz aos amantes da cultura e a todos que pensam a criação em dança de maneira mais aprofundada, um histórico sobre a mesma, relatando seus diferentes momentos até chegar às Danças de Rua e daí para a Dança de Relações e Experimentação, conceito técnico que o autor estudou por mais de dez anos.

Em A Dança de Relações e Experimentação, o autor faz um histórico da dança e sua chegada ao Brasil. Traz um panorama sobre a era do Balé, a Dança Moderna, o Jazz e a Dança a Dois. Com mais ênfase, detalha os diferentes tipo de danças urbanas e suas divisões, exemplificando passos, movimentos e técnicas, constituindo um importante documento técnico de dança. “O livro tem como objetivo oferecer ou sugerir meios de investigação e estudos para todos aqueles que são pesquisadores, intérpretes e criadores em dança interessados na formação do corpo cênico, com maior consciência do que é levado à cena a partir de um breve reconhecimento de algumas técnicas e suas peculiaridades”, explica Emerson.

O autor traz ao leitor o conceito da dança de relações e experimentação, que contempla inter-relação, investigação, descoberta, criação, ensino e composição de movimentos e de coreografias a partir da associação de linguagens e técnicas diversas, visando contagiar o espectador. “Atualmente, a formação eclética e completa é valorizada pelo mercado de trabalho e festivais pelo mundo. Não se trata de construir uma dança sem identidade, mas sim de dar maior suporte ao bailarino que necessita de meios para transitar entre uma técnica e outra e também ao coreógrafo para compreender como aprimorar a expressão de sua dança buscando elementos de suporte a partir de diferentes linguagens artísticas e de comunicação visual”, diz.

Sobre o autor:
Emerson Camargo é bailarino, dançarino, instrutor, professor e coreógrafo. Começou a dançar em 1983 com o surgimento do breakdance no Brasil. É bacharel em dança pela Faculdade de Artes do Paraná, no ano de 2006. Foi diretor e coreógrafo da Inspiration Street Gang e Inspiration Companhia de Dança, premiada com o Troféu Imprensa do Paraná em 2004. Emerson criou, em 2006, após mais de dez anos de estudos, a técnica de Dança de Relações e Experimentação. Fundou o Grupo Coripheus Dança Experimental. É diretor do Curso de Qualificação em Dança Experimental, na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, desde 2012.

.

  • O que: Livro “A Dança de Relações e Experimentação”- Editora Íthala (198 pgs)
    Quanto: R$ 44,70
    Informações e venda on-line: www.ithala.com.br
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *