Espetáculos/Shows, Notícias

Obra e ideias de Garcia Lorca ganham movimento em espetáculo da Cia Flamenca Ale Kalaf

De 26 a 28/04, no Centro Cultural Olido, em São Paulo, a Cia. Ale Kalaf estreia o espetáculo “Afeto, Capítulo 1, Lorca”, coreografia que entrelaça o flamenco à obra do poeta espanhol Federico García Lorca, autor que foi um grande entusiasta desse estilo de dança.

“Lorca buscava em suas obras encontrar a si mesmo, e a arte flamenca o ajudava a conseguir. Sua relação com o flamenco era total. O universo andaluz está em seus textos, ele admirava este mundo escuro, tenebroso e trágico e o recriava em sua escrita. Tinha um conhecimento poético dessa arte, suas poesias eram flamencas”, conta a bailaora e diretora que dá nome a cia de dança, citando obras como “Romancero Gitano” e “Poema del Cante Jondo”.

Segundo Ale, o ponto de contato entre o flamenco e o trabalho de Lorca é a intensidade. “Sua obra, sobretudo seus poemas, assim como a dança flamenca, não se explicam, se sentem, e em sentir está toda a experiência”, conclui.

A direção musical da obra é de Jony Gonçalves, experiente músico da cena flamenca nacional também responsável pela guitarra flamenca no espetáculo. “Ele é meio genial, mas sem perder a doçura, colocando o que quer, mas com muito espaço para o outro. Coisa de gente muito especial mesmo, que sabe o que faz, que conhece profundamente, que é virtuoso, mas que nunca perdeu a paixão”, comenta Ale.

O time musical do espetáculo tem ainda Lucas Ruedas da Costa, na percussão, e Marcyo Alves Bonefon, responsável pelo cante e também pela seleção, ao lado da diretora, dos textos e poemas de Lorca que foram inseridos nas músicas. As bailaoras do elenco são: Carolina Corrêa, Fernanda Viana, Gisele Lemos, Katia Merlino, Renata Sucupira, Ximena Espejo, Juliana Almeida e Camila Leite.

A programação integra o Festival Abril Para Dança, que chega à sua terceira edição e apresenta dez espetáculos. Com o tema “Dança em Diálogo”, o evento ocorre entre os dias 22 e 28 de abril em diversos espaços da cidade, promovendo o encontro dessa arte com outras linguagens artísticas – todas as atrações são gratuitas.


O que: espetáculo “Afeto, Capítulo 1, Lorca” | Cia Ale Kalaf
Quando: 26 e 27/04, às 20h | 28/04, às 19h
Onde: Centro Cultural Olido
Av. São João, 473  Centro | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
Informações: (11) 3331-8399

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *