Notícias

O Sol Nascente do Tango

Os japoneses são conhecidos por serem centrados e obstinados em tudo que fazem. Com o tango não está sendo diferente. Ao final da edição 2010 do Campeonato Mundial de Tango, nesta terça (31/08), em Buenos Aires, o destaque foi para os nipônicos com a vitória na categoria Tango Palco do casal formado pela japonesa Chizuko Kuwamoto e o argentino Diego Ortega , e o terceiro lugar, em ambas as categorias, do casal de Tokyo, Cristián Andres Lopez e Naoko Tsutsumizaki.

Em 2009, a terra do sol nascente já havia mostrado seu potencial através da performance do casal Hiroshi e Kyoko Yamao, campeões na categoria Tango Salão.

Quando se fala no impacto global do tango é comum citar a popularidade que ele atingiu no Japão. A grande presença nipônica no Mundial de Tango entre os competidores e espectadores, confirma isso. Tanto que, durante o evento, este ano, o jornalista Gabriel Soria apresentou seu livro “O Tango no Japão”, que retrata a história do ritmo no país, com base em suas pesquisas sobre o tema.

No livro, ele conta que o romance do Japão com o tango começou quando um membro da realeza japonesa, o barão Tsunayoshi “Tsunami” Megata, retornou a Tokyo após uma viagem a Paris tomado pelo “vírus” do tango. Décadas depois, durante a Segunda Guerra Mundial, a proibição da difusão do jazz no país, consolidou a popularidade do tango no Oriente.

Confira os campeões nas categorias Salão e Palco, do Mundial de Tango 2010:

TANGO PALCO
1º Diego Ortega e Chizuko Kuwamoto (Colón, Argentina)
2º Cristián Correa e Manuela Rossi (Buenos Aires, Argentina)
3º Cristián Andres Lopez e Naoko Tsutsumizaki (Tokio, Japão)

TANGO SALÃO
1º Sebastian Ariel Jimenez e Maria Ines Bogado (Buenos Aires, Argentina)
2º Diego Ezequiel Perez e Maria Soledad Cantarini (Rosario, Argentina)
3º Cristián Andres Lopez e Naoko Tsutsumizaki (Tokio, Japão)

Fotos: divulgação

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *