A dança no cinema, Ler, Ver e Ouvir

O remake de Footloose

aba_remake-footloose

Título Original: Footloose
Ano de produção: 2011
Gênero: drama
Direção: Craig Brewer
Elenco: Kenny Wormald, Julianne Hough, Dennis Quaid, Ray McKinnon, Andie MacDowell, Maggie Elizabeth Jones
Sinopse: A nova vida de Ren McCormack (Kenny Wormal) numa cidade pequena está cheia de surpresas porque as pessoas com quem ele convive agora são muito conservadoras. Para completar o quadro, o Reverendo Moore (Dennis Quaid) proibiu o rock e a dança. A revolta de Ren com a situação acaba atingindo também a filha de Morre, Ariel (Julianne Hough), mas isso não permanecerá por muito tempo já que Ren e Ariel apaixonam-se.

Refilmando um clássico

Não é preciso ter vivido a década de 80 para ter ouvido falar de Footloose, longa de grande sucesso que levou ao estrelato o até então desconhecido Kevin Bacon. Lançado em 1984, Footloose foi um daqueles filmes que não apenas marcou uma geração, mas conquistou lugar definitivo na história dos clássicos do cinema, além de fãs fervorosos em todo o mundo. Por isso mesmo a revolta de alguns assim que o remake do filme foi anunciado. “A versão bastarda de ‘Footloose’ vai me fazer vomitar”, dizia uma mensagem no Twitter que deu o tom a muitas outras e deixou clara a resistência de parte do público, que se ofendeu com a possibilidade da existência de uma refilmagem.

Mas isto não assustou o diretor Craig Brewer, já que ele mesmo também teve dúvidas inicialmente, até ceder a ideia de uma versão contemporânea. “Rejeitei duas vezes dizendo: ‘Não, não se pode refazer um clássico’ e todas essas besteiras que as pessoas me dizem agora”, explicou Brewer aos jornalistas no lançamento do filme, em Beverly Hills. O cineasta contou que Footloose foi um filme que definiu sua adolescência e, para homenagear a obra, decidiu fazer uma refilmagem o mais fiel possível ao original, mas com um toque atual. “Tudo o que fiz foi tentar descobrir exatamente o que tornaria ‘Footloose’ um filme mais contemporâneo”, disse Brewer.

No papel do protagonista Ren McCormack, vivido por Kevin Bacon na versão original, está Kenny Wormald, dançarino que, entre outros, participou de turnê com Justin Timberlake. Já seu par romântico no papel de Ariel, a filha do pastor de Bomont, é Julianne Hough, dançarina que integrou o quadro de profissionais do programa britânico Dance With the Stars, além de também ter iniciado carreira como cantora country.

Para dar sustentação ao elenco de novos atores, dois veteranos foram escalados, Denis Quaid, no papel do pastor que foi de John Lithgow na versão de 1984; e Andie MacDowell interpretando sua esposa, personagem vivida anteriormente por Dianne Wiest.

Mesmo com as críticas prévias dos fãs do original, nos EUA, a nova versão do filme estreou garantindo o segundo lugar em bilheteria, arrecadando em três dias US$ 16,1 milhões. Muitos esperaram pela estreia do remake nos cinemas brasileiros, que havia sido anunciada para novembro de 2011, mas o filme acabou chegando apenas em DVD, em maio de 2012.

  • CURIOSIDADE: outra refilmagem de um clássico “dançante” da década de 80, que vinha sendo anunciada desde 2011, já tem data prevista para estreia, a do filme Dirty Dancing, sucesso com Patrick Swayze no papel de Johnny Castle. Segundo a Lionsgate, o filme será lançado nos EUA em 26 de julho de 2013.

E você, curtiu o remake de Footloose? O que acha sobre a refilmagem de clássicos?

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

3 Comments

  1. Eu assisti este filme assim que chegou as locadoras e amei! O Kenny Wormald é lindo e dançando então, fica de tirar o fôlego!! Agora fiquei curiosa pra saber quem será o ator no lugar de Patrick Swayze no remake de Dirty Dancing…

  2. Ainda não assisti a esta nova versão de Footloose pra dizer se é bom ou ruim, mas acho uma grande besteira estas pessoas que criticam os remakes, afinal o original vai continuar lá, pra quem quiser assistir. Acredito que o fato de colocarem atores que fazem sucesso atualmente e adaptarem a realidade atual, desperta mais interesse das gerações mais jovens e até estimula a assistir o original para comparar ou por curiosidade. Enfim, esta é a minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *