Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

‘O Quebra Nozes e os Quatro Reinos’: reverência ao ballet com Misty Copeland

aba_nutcracker_misty-sergei-others

Uma versão diferente, mas que não se esquece de prestar sua devida homenagem a dança, arte que há mais de um século mantém uma história de amor com o ballet Quebra Nozes em palcos por todo o mundo.

Assim é ‘O Quebra Nozes e os Quatro Reinos’, versão cinematográfica da Disney para o clássico conto de Natal que chega aos cinemas nacionais nesta quarta (31/10), a dança tem um papel coadjuvante, mas nem por isso menos glamouroso, com a personagem da Princesa Bailarina interpretada por Misty Copeland.

Estrela em evidência no balé, em 2015 ela entrou para a história como a primeira mulher negra a assumir o posto de bailarina principal do American Ballet Theatre, uma das mais tradicionais instituições de balé clássico dos Estados Unidos. Agora, Misty tem a oportunidade de representar a mulher negra para além do universo da dança e mexendo com um estereótipo antigo, mas presente no imaginário coletivo, da bailarina de pele clara.

misty-e-clara_nutcracker-premiere
Mackenzie Foy, que interpreta a protagonista Clara, ao lado de Misty Copeland na premiere de O Quebra Nozes e os Quatro Reinos, nos EUA: representatividade para as bailarinas negras.

“Eu acho muito importante que, como bailarina negra, minha personagem vai viver para sempre neste filme e, eventualmente, as crianças irão ver e dirão: ‘então é assim que uma bailarina se parece’”, comentou Misty em entrevista ao site norte-americano Huffpost.

aba_nutcracker_misty-e-sergei
Sergei Polunin e Misty Copeland em cena de ‘O Quebra Nozes e os Quatro Reinos’.

No filme, Misty protagoniza uma dança que conta a história dos Quatro Reinos, tendo como partner outra estrela da dança, o bailarino ucraniano Sergei Polunin. A história do longa se baseia tanto no livro original de Ernest Hoffmann, publicado em 1816, como no balé de Tchaikovsky, apresentado pela primeira vez em 1892, no Teatro Mariinsky, na Rússia, e que se tornou ainda mais conhecido que o texto original, encantando plateias por todo o mundo.

O elenco de estrelas do longa inclui Mackenzie Foy, como a protagonista Clara; Morgan Freeman, como o enigmático relojoeiro Drosslmeyer; Helen Mirren, como a Mãe Ruiva, a gigante da casa de pão de gengibre; e Keira Knightley, como a Fada Açucarada.

Confira o vídeo dos bastidores do filme com comentários de Misty Copeland:

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *