Notícias

O homem e suas emoções são temas de espetáculos

Nesta terça e quarta (16 e 17/10), no Teatro Geo, em São Paulo, a Cia. Sociedade Masculina apresenta os espetáculos “Avà, o homem que caminha”, coreografado pela suíça Joëlle Bouvier, e ‘Tão’, coreografado pelo mineiro Jomar Mesquita, profissional com reconhecido trabalho na dança de salão contemporânea.

Esta será a primeira vez que Joëlle Bouvier, um nome ímpar do teatro-dança europeu, coreografa um espetáculo na América Latina. Já “Tão”, de Jomar Mesquita, foi apresentado em junho deste ano em Kuopio, na Finlândia, no Kuopio Dance Festival. Diretor da Mimulus Cia. de Dança, de Belo Horizonte, desde 1990, Jomar ministrou oficinas de danças brasileiras em 2002 na Universidade de Stanford, nos EUA, onde recebeu o certificado de Master Artist of Dance. Em 2011, foi o diretor do programa especial Cultural Traditions, no Jacob’s Pillow Dance Festival, nos EUA.

Avà, o homem que caminha
Para esta criação, com sete bailarinos da Cia. Sociedade Masculina, Joëlle Bouvier se inspirou nas fotografias de Sebastião Salgado (tiradas no Garimpo de Serra Pelada), em diferentes textos de Fernando Pessoa e também nos relatos de vida e nas reminiscências que os próprios bailarinos narraram à coreógrafa. O espetáculo foi construído em torno desses diferentes relatos e tem suas raízes nas histórias pessoais de cada um dos bailarinos para falar dos homens de maneira universal.

Tão
Com trilha de Cole Porter, Chopin e Sergei Rachmaninoff, mas com um toque de brasilidade, o espetáculo explora a visceralidade, o romantismo e a sensualidade dos bailarinos da companhia. Paixão, desgosto, mágoa, sofrimento, obsessão, um turbilhão de emoções são apresentadas ao público no início do espetáculo. Já na segunda parte do trabalho, com música executada ao vivo, a simplicidade e solidão do piano no palco contrastam com a coreografia. Sensualidade e passionalidade representadas tão bem pela força dos bailarinos da companhia, mesmo prescindindo da presença feminina, ou, justamente, pela dor desta ausência. Intensidade. Tão forte, tão profundo, tão visceral, tão sublime, tão simples. Tão.

Sobre a Cia. Sociedade Masculina
Fundada pela bailarina Vera Lafer que assina a direção artística ao lado de Anselmo Zolla, a Cia já é dona de uma trajetória importante no cenário da dança nacional e internacional.

Fotos: Silvia Machado/divulgação

  • O que: Espetáculos “Avà, o homem que caminha” e “Tão”
    Quando: 16 e 17/10 – 21h
    Onde: Teatro Geo – Rua Coropés, nº 88 Pinheiros – São Paulo-SP
    Quanto: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)
    Informações/venda: (11) 3728-4929/4930 | www.showcard.com.br
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *