Ler, Ver e Ouvir, Música

Narcotango: uma nova expressão da cultura portenha

aba_narcotango_pose

Seja na música ou na dança o Tango é uma expressão artística estreitamente ligada a história cultural e social da Argentina que ganhou o mundo, fazendo grande sucesso principalmente na Europa. Contudo, a aceitação dos jovens ao ritmo começou a surgir apenas na última década, quando alguns músicos e bandas lhe deram uma nova roupagem, através da incorporação de elementos contemporâneos, principalmente da música eletrônica.

carlos-libedinsky_palco
Carlos Libedinsky em apresentação de evento de tango em Curitiba. Foto: Daniel Tortora/Dança em Pauta

Um destes grupos é o Narcotango, criado em 2000 pelo músico Carlos Libedinsky. Carlos dançava nas milongas portenhas e observando que as renovações na música e na forma de dançar atraiam o público jovem se sentiu impulsionado a fazer uma ponte entre a tradição do tango e o século XXI. “Vivemos hoje imersos em um mundo tecnológico, embora os puristas ainda não tenham se dado conta disso. O tango é conservador por natureza, então é claro que existem resistências ao nosso trabalho, mas encaramos as críticas de forma natural. Nossa proposta é fazer com que as novas gerações se interessem pelo tango, e o vejam como algo do presente e não do tempo de seus avós”, explica Libedinsky.

Em decorrência desta resistência natural dos argentinos, citada por ele, o primeiro show do Narcotango foi realizado na Holanda. Desde então, eles já somam 14 turnês mundiais pelos principais países da Europa e Américas e quatro CD’s, entre eles Narcotango ao Vivo, indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum de Tango e, o mais recente trabalho, Limanueva, ganhador do Grammy Latino 2010 na mesma categoria. O álbum foi lançado em show no Canecão, no Rio de Janeiro, em maio de 2010, antes do lançamento na Argentina. “Sentimos uma conexão forte com o Brasil. Sempre ouvi Caetano, Gil, Egberto Gismonti, e percebo que há semelhanças entre a música brasileira e a argentina. A bossa nova, por exemplo, se assemelha ao tango, na pegada rítmica forte, mesclada com um tom de melancolia”, comenta Libedinsky.

Para o pianista do grupo, Mariano Castro, a indicação ao Grammy em 2009 já era algo a ser comemorado. Em entrevista ao portal Dança em Pauta, ele ressaltou: “Foi a primeira vez que se indicou um grupo de tango novo na categoria, um avanço para nós e para a música”. Mariano, cuja avó também era pianista e envolvida com o ritmo portenho, é um estudioso da história e das raízes do tango, tocando o estilo tradicional por muitos anos. Ele descreve sua entrada no Narcotango como uma nova aposta, a chance de desenvolver uma linguagem nova que une elementos do tango a outros criados por eles, resultando em um discurso distinto. “Tango eletrônico é mais uma etiqueta, prefiro dizer tango novo, pois trata-se de uma música desta época, que reflete a atualidade, de sentir que o tango não é somente o que aconteceu há 50 anos, mas que ele segue revolucionando”, comenta o pianista.

Mariano Castro, pianista do Narcotango em espetáculo em Curitiba. | Foto: Daniel Tortora/Dança em Pauta
Mariano Castro, pianista do Narcotango em espetáculo em Curitiba. | Foto: Daniel Tortora/Dança em Pauta

DISCOGRAFIA
Narcotango (2003)
Narcotango 2 (2006)
Narcotango ao Vivo (2008) – Indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum de Tango
Narcotango Limanueva (2010) – Vencedor do Grammy Latino 2010 na categoria Melhor Álbum de Tango

INTEGRANTES
Carlos Libedinsky: bandoneon e direção musical
Fernando dell Castillo: bateria, percussão e samplers
Marcelo Toth: guitarras, baixo e samplers
Mariano Castro: piano, teclado, baixo e samplers

aba_narcotango

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *