Festivais/Mostras, Notícias

Mostra Paranaense de Dança comemora 10 anos: ABABTG divulga cronograma e locais de realização

aba_mostra-pr-de-danca-2017

Em uma década de existência, a Mostra Paranaense de Dança – iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) – se tornou um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Em sua última edição, em 2016, reuniu cerca de 15 mil pessoas – entre público, bailarinos, artistas inscritos e alunos das oficinas e workshops. Ao todo, o Festival contou com a participação de 83 grupos de dança de mais de 50 cidades diferentes. Este ano, dá continuidade à sua missão de oportunizar aprimoramento técnico e artístico aos seus participantes, promover apresentações artísticas de companhias profissionais a preços populares, revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação e trazer para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas.

Todos os anos, estudantes de todos os estilos de dança do Paraná e demais estados aguardam ansiosos a divulgação do cronograma de atividades da Mostra e a revelação das cidades escolhidas para receber as seletivas, oficinas e espetáculos profissionais. Este ano, o Festival passará por Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Arapongas e Curitiba. Grupos, escolas, academias e bailarinos poderão se inscrever a partir do dia 13 de abril (cronograma de inscrições abaixo). Nas apresentações dos inscritos, uma banca de profissionais convidados pela ABABTG, selecionará alguns trabalhos para a grande final realizada tradicionalmente no palco do Guairão.

Essas cidades ainda vão receber espetáculos consagrados de dança a preços populares e oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades variadas, ministradas por profissionais habilitados. A grande abertura da Mostra acontece no dia 3 de maio e contará com a apresentação de bailarinos premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, da Alemanha. Solos de dança contemporânea de diferentes países serão exibidos a preços populares no Guairinha na ocasião.

mostra-pr-de-danca-2017

De acordo com a presidente da ABABTG, a bailarina Simone Bönisch, “para este ano comemorativo, estão previstas a ampliação de ações que visam não só aprimorar o trabalho artístico dos participantes, mas também estimular a profissionalização dos jovens estudantes”.

Segundo Simone, essas iniciativas vêm de encontro com um dos propósitos do evento de revelar e valorizar talentos locais. “Ano passado tivemos um jovem bailarino de Francisco Beltrão, que teve o seu trabalho aprimorado e reconhecido durante edições anteriores da Mostra, sendo selecionado para um trabalho na Alemanha. Isso muito nos alegra. Queremos que outros jovens tenham oportunidades como essa”, declara Simone.

As inscrições de escolas, academias, grupos e artistas devem ser feitas pelo site www.ababtg.org.br/mostra. Mais informações também pelo email mostra@ababtg.org.br

Fotos: Deborah Chibiaque/divulgação


Cronograma Mostra Paranaense de Dança 2007

Período de inscrições

  • Curitiba: 13 a 19 de abril
    Ponta Grossa: 20 a 26 de abril
    Francisco Beltrão: 27 de abril a 3 de maio
    Campo Mourão: 4 a 10 de maio
    Arapongas: 11 a 17 de maio

Período de seletivas nas cidades do Paraná

  • Curitiba: 3 a 7 de maio
    Ponta Grossa: 12 a 14 de maio
    Francisco Beltrão: 19 a 21 de maio
    Campo Mourão: 26 a 28 de maio
    Arapongas: 2 a 4 de junho

Abertura com os solistas internacionais
3 de maio, no Guairinha

Mostra Final com os artistas e grupos selecionados
De 16 a 18 de junho, no Guairão

Oficinas de aprimoramento técnico e artístico
As datas exatas, modalidades e inscrições serão divulgadas no site do evento:
www.ababtg.org.br/mostra

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *