Festivais/Mostras, Notícias

Mostra Paranaense de Dança 2016

Desde 2008, a Mostra Paranaense de Dança tem espalhado arte pelo Estado do Paraná atuando em variadas frentes: promovendo apresentações artísticas de companhias profissionais a preços populares em cidades do interior e na capital, revelando e valorizando o talento de artistas e grupos amadores de diferentes gêneros, promovendo iniciativas de formação para estudantes e para a classe artística e, ainda, trazendo para o Brasil pesquisadores de reconhecimento internacional para espetáculos e workshops.

Essas iniciativas movimentaram em 2015 um público de mais de 15 mil pessoas, o que concedeu ao festival repercussão nacional e a oportunidade de atrair bailarinos e espectadores de outros estados, tais como Santa Catarina e São Paulo. Em 2016, o evento promovido pela ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – continua com os mesmos propósitos e iniciativas. Este ano, a Mostra alcançará uma cidade inédita e fomentará ainda mais a dança brasileira e internacional.

Os espetáculos profissionais e as seletivas de grupos, academias e escolas de dança serão realizados nas cidades de Pato Branco, Campo Mourão, Ponta Grossa, Marialva (que recebe o evento pela primeira vez) e Curitiba. A abertura ocorre no dia 27 de abril às 20h no Guairinha, com a apresentação de solistas premiados no Festival Internacional de Stuttgart, realizado anualmente na Alemanha. No ano passado, a parceria com o festival alemão atraiu um público expressivo para as apresentações de bailarinos pesquisadores vindos da Holanda, Israel, Hungria, Canadá e Índia. Neste ano, novos solos serão apresentados a preços acessíveis ao público paranaense. Desta vez, os solistas são provenientes da Finlândia, Eslováquia, França, Noruega e, novamente, Israel.

mostra-paranaense-de-danca2016

A partir do dia 28 de abril, a equipe da ABABTG vai passar pelas cinco cidades com uma banca de profissionais com experiência comprovada para selecionar os grupos, escolas, academias e artistas inscritos que terão a oportunidade de se apresentar na Mostra principal – a ser realizada entre os dias 1 a 3 de julho, no Guairão. Em paralelo, a entidade vai promover apresentações do Balé Teatro Guaíra nessas localidades a preços populares, além de oficinas gratuitas em modalidades variadas, como: balé clássico, jazz, dança contemporânea, pilates e alongamento. Na final que será realizada em Curitiba, também serão promovidas oficinas e apresentações de companhias profissionais de destaque nacional abertas ao grande público. No ano passado, participaram desta iniciativa a inovadora EF Jazz Company e a Cia de Dança Masculina Jair Moraes.

Mais informações e Agenda 2016 completa da Mostra Paranaense de Dança na página do Facebook do evento: www.facebook.com/mostraparanaensededanca

Fotos: Deborah Chibiaque

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *