Cursos/Oficinas, Notícias

Mostra Internacional de Teatro de SP terá workshop de dança com coreógrafo bielorrusso

De 18 a 22/02, como parte da programação da 6ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), o coreógrafo e bailarino bielorruso Arkadi Zaides, que atualmente reside na França, ministra o workshop de dança “Eu, o espelho do outro”. A proposta é partir de cenas brasileiras para, com os participantes do laboratório, experimentar no corpo o poder e o contra poder, os movimentos que nos humanizam e aqueles que nos desumanizam.

Interessados devem se inscrever para seleção no site do evento. Serão 12 vagas direcionadas para bailarinos, performers, artistas visuais e atores.

O coreógrafo participou da MITsp em 2015, apresentando o espetáculo Arquivo. A obra surpreendeu o público ao dançar os movimentos dos colonos judeus nos territórios palestinos ocupados, partindo da mimese dos gestos e ações registrados em vídeo pela ONG israelense B’Tselem.

Sobre Arkadi Zaides
Nasceu na Bielorússia, em 1979, e mudou-se para Israel em 1990, quando ingressou no grupo de dança contemporânea Batsheva Dance Company. Atualmente, vive e trabalha na França como coreógrafo independente. Seus espetáculos já percorreram Itália, Grécia, Alemanha, Suíça, Noruega, Canadá, Chile, Japão e China, entre outros países. Em 2013, apresentou Quiet no Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – primeira coreografia na qual reuniu bailarinos judeus e árabes. No mesmo ano, recebeu o prêmio The Emile Zola Chair for Human Rights.

Como curador, Zaides desenvolve continuamente plataformas para promover a produção contemporânea, como o projeto Violência das Inscrições (2016), feito em parceria com a dramaturga e pesquisadora Sandra Noeth, que reúne artistas, pensadores e ativistas de direitos humanos para negociar o papel do corpo na produção, manutenção, legitimação, representação e estetização da violência estrutural. Em 2012, desenvolveu o projeto Movimentos sem Fronteiras, com o Instituto Goethe, que convidou coreógrafos internacionais de vanguarda para darem workshops e se apresentarem em Israel. Zaides trabalha com diferentes comunidades e setores da sociedade para aproximá-los, sempre buscando no corpo a fonte de material autêntico para o movimento.


O que: workshop “Eu, o espelho do outro” – Arkadi Zaides
Quando: 18 a 22/02 | seg a sex, das 9h às 13h
Onde: Teatro da USP (TUSP)
Rua Maria Antônia, 294 Vila Buarque | São Paulo-SP
Inscrições: mitsp.org (de 30/01 a 11/02)
Resultado da seleção: 14/02

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *