Colunas, Dança & Educação, Danças de Salão

Monte suas metas para 2012 com muita dança

Em época de final de ano é sempre assim, todos nós já começamos a projetar o que faremos no ano que vem. Então, neste meu último artigo deste ano, e seguindo a estrutura do anterior, escrito aqui nesta coluna, vou elencar algumas dicas que, em minha opinião, são legais para que pensemos em fazer no ano que vem, mas claro, sempre relacionando isso a prática da dança a dois. Aqui vão elas:

1. Aprenda um ritmo novo: Ano Novo, vida nova, dança nova! Não há momento melhor para experimentar coisas diferentes. Então que tal conhecer as novidades do West Coast Swing ou entrar de vez na moda, dançando Zouk? Se já pratica essas danças, tenho certeza que alguma ainda foge ao seu domínio, basta procurar.


2. Faça uma viagem com temática em Dança de Salão: Hoje em dia, não faltam opções para isso. Destaco os cruzeiros dançantes como o Dançando a Bordo, realizado normalmente em fevereiro, ou os eventos em Resorts como o Baila Costão, que acontece sempre no final de julho. É satisfação garantida essa junção Turismo e Dança.


3. Participe de um congresso de dança: O Brasil hoje em dia, tem opções de grandes eventos para os mais variados gostos. Para os tangueiros o Festival Internacional de Tango de Florianópolis, é uma pedida que conta com excelentes profissionais. A Maratona de Samba de Porto Alegre pode ser uma opção para os sambistas de plantão, já os salseiros e apreciadores da cultura latina, não podem perder a Semana da Cultura Latina, realizada em São Paulo. Para a tribo do Zouk, o BH Zouk é um evento interessante, acontecendo sempre na capital mineira, na metade do ano.

4. Conheça novos bailes: É bom se sentir em casa e freqüentar o baile de nossa escola, mas também é inegável que conhecer novos ambientes, dançar com novas pessoas e fazer novas amizades é algo muito prazeroso dentro do universo da dança de salão. Faz bem mudar um pouco de ares!

5. Faça aulas num formato que você ainda não experimentou: Para aqueles que são frequentadores assíduos das aulas em grupo, pode ser uma boa opção investir em algumas aulas particulares, e dar uma refinada em sua dança. Para aqueles que adoram o atendimento individual e aprendem a dançar assim, porque não freqüentar uma turma, e ampliar o grupo de pessoas conhecidas para dançar nos bailes?

6. Seja artista por um dia, dance uma coreografia: Normalmente em datas comemorativas ou nos finais de ano, as escolas oferecem coreografias para que os alunos possam se apresentar em bailes ou espetáculos em teatros. Se você nunca experimentou o friozinho na barriga antes de uma apresentação e o prazer de receber os aplausos no final dela, viva esta emoção no ano que vem!

7. Prestigie os espetáculos de dança: Mesmo que o grupo se apresentando não tenha como foco a Dança de Salão, vá ao teatro e assista a espetáculos de dança, é garantia de uma experiência agradável, a apreciação dos corpos dos bailarinos desenharem seus movimentos no espaço. Se por acaso tiver a oportunidade de assistir a Mimulus Cia de Dança, não perca tempo, compre seu ingresso e vá assistir um dos mais inovadores e competentes grupos brasileiros que, na construção de seus espetáculos, tem como linguagem de origem a dança de salão.

8. Compre um novo sapato de dança: É fato, que para os dançarinos, uma peça do vestuário que merece toda a nossa atenção são os calçados. Pra quem esta buscando algo de qualidade e com padrão diferenciado, dou a dica dos sapatos da 2×4 al pie, de Buenos Aires, os mesmos trocam a sola, com as opções de couro, cromo e borracha, para que você use a melhor opção de acordo com o quão escorregadio ou não está o piso. Chique, não é?

9. Leia um livro com o tema em dança: Saiba um pouco mais sobre a vida dos mestres da dança de salão no Brasil. Existem as publicações das biografias de Carlinhos de Jesus, Maria Antonieta e Jaime Arôxa no mercado, vale a leitura, para conhecer a trajetória daqueles que contribuíram de forma muito significativa na construção do cenário atual da dança a dois nacional.

10. Veja um filme antigo (ou não) que tenha dança: Para os mais saudosistas as películas de Fred Astaire são um prato cheio, mas também é bom pedido o filme Swing Kids, que conta sobre a febre da cultura norte-americana, na forma de dança, invadindo a Alemanha nazista pré 2ª Guerra mundial e a repressão destes acontecimentos pelos Nazistas. Outra indicação é o longa El Cantante, que conta a história verídica de Hector Lavoe, um dos maiores cantores de Salsa que já existiu, ex-vocalista da Orquestra Fania All Stars, uma das mais importantes da época em que esse gênero musical latino explodiu em todo o mundo.

11. Apresente a dança a dois para um amigo que ainda não a pratica: Você já pode ter feito essa boa ação no passado, mas não faz mal nenhum repetí-la, e apresentar a alegria de dançar a dois, para um amigo. O ambiente da dança de salão é fantástico, pois é festivo, cordial, democrático e eclético. É grande a chance, de uma pessoa a qual você apresentou a dança de salão, ficar grata a você para sempre!

12. Dance seu ritmo preferido, em seu local de origem: Nada mal, a idéia de dançar um Tango numa milonga em Buenos Aires, ou mesmo dançar um Lindy Hop ou um West Coast Swing em um baile nos EUA. Quem sabe dançar uma Salsa em um clube cubano ou porto-riquenho. Cada um com sua preferência, fica até a opção para os mais clássicos, dançar uma Valsa em Viena!

Poderia ficar aqui escrevendo muitas outras coisas bacanas para realizarmos em 2012, envolvendo dança de salão, porém abro agora para você leitor, indicar algo para complementar ou mesmo aumentar esse rol de atividades para o ano que vem. Então vamos lá, que filme você pode indicar? Que livro seria uma boa leitura pra 2012? Qual roteiro dançante de viagem é imperdível em sua opinião? Alguma menina quer dar uma dica de sapatos para a ala feminina de leitoras? Agora é com vocês!

Fotos: Daniel Tortora, arquivo pessoal de Gilherme Abilhôa e divulgação

Previous ArticleNext Article
Dançarino, coreógrafo e professor de dança de salão, coordena o curso de capacitação para professores de dança de salão, certificado pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG/RS) e pela Faculdade SPEI, de Curitiba.

4 Comments

  1. Adorei todas as sugestões, com certeza todas com muita coerência , só acrescentaria dois eventos no qual envolve a dança em 2012 em POrto Alegre – RS , o 1º Encontro de Damas no Salão , um evento voltado ao estilo da Dama no Salão, com a presença das principais professoras da dança de salão de POA/ RS dia 10 de março de 2012, e em setembro o 2º Congresso de Salsa de Porto Alegre que será de 6 a 9 de setembro com a presença de muito professores nacionais e internacionais. Fica a dica então.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *