Festivais/Mostras, Notícias

Mercado Persa: São Paulo sedia maior festival de danças árabes do mundo neste final de semana

Comunidade árabe e brasileiros apaixonados por esta cultura tão rica estão em contagem regressiva para o Mercado Persa Brasil – Congresso Internacional de Música, Dança e Cultura Árabe, maior evento do gênero no mundo, que acontece neste final de semana, de sexta a domingo (21 a 23 de abril), no WTC Events Center, em São Paulo.

Em sua 22ª edição, além de apresentações de dança com artistas das Américas, Ásia, África e Europa, o evento traz 19 workshops, palestras com temas variados, exposição de fotografias, desfile de trajes típicos criados por estilistas exclusivos do segmento e concursos de beleza, caracterização e texto.

Na área do evento, um verdadeiro mercado persa se forma, onde os 80 stands dos expositores são as ‘tendas’ que exibem roupas, adereços, instrumentos, livros, maquiagem, entre tantos outros produtos voltados a cultura árabe. Este ano, o Mercado Persa também disponibiliza aos participante a área de “marketing cultural”, onde será possível divulgar eventos, workshops e fazer contato com profissionais e apaixonados pela dança de todo o país.

Outro destaque na programação deste ano será o lançamento do livro “Círculo Mulher”, escrito por Shalimar Mattar, organizadora do evento.

Shows

mercado-persa_danca-masculina

Na noite de abertura, sexta-feira, haverá show ao vivo com Tony Mousayek e banda, contando com participação especial dos músicos Mohamad Azra e Claudio Kairouz, e apresentações de grupos de dança e bailarinos de renome. Já no sábado, o espetáculo ‘Faces do Feminino’ terá o sagrado feminino como tema deste show envolvente e emocionante, desenvolvido por grandes Companhias de Dança exclusivamente para o Mercado Persa 2017. O espetáculo terá participação especial de dois artistas russos, a bailarina Yuliana Voronina e o percussionista Artem Uzunov.

Sobre o Mercado Persa Brasil
A primeira edição aconteceu em 1995, por iniciativa da Mestre Samira Samia, uma das precursoras da dança árabe no Brasil, que decidiu realizar uma grande festa, visando a confraternização dos praticantes de danças árabes. Ela alugou um salão e convidou as professoras que conhecia, além de alguns poucos profissionais que trabalhavam com roupas, adereços e música, com o objetivo de apresentarem seus produtos e criar um mercado de troca. O primeiro evento foi um sucesso e contou com 300 pessoas. Hoje, tendo a frente da organização a filha de Samira, a também bailarina, Shalimar Mattar, o Mercado Persa recebe mais de oito mil pessoas, durante três dias, consagrando-se o maior evento do gênero no mundo.

Fotos: divulgação


O que: Mercado Persa Brasil
Quando: 21 a 23/04
Onde: WTC Events Center
Onde: Av. das Nações Unidas, 12551 Brooklin Novo | São Paulo-SP
Informações: (11) 5041-6103 | www.mercadopersa.com.br

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *