Ler, Ver e Ouvir, Música

Martinho da Vila lança primeiro disco de inéditas em nove anos

aba_martinho-de-bem-com-a-vida

Ícone da música brasileira, Martinho da Vila lança nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, “De Bem Com a Vida”, seu primeiro disco de inéditas desde “Do Brasil e do Mundo”, lançado em 2007. O novo trabalho do sambista de 78 anos conta com grandes participações, reunindo 14 faixas assinadas por Martinho em parceria com Ivan Lins, João Donato, Geraldo Carneiro, Zé Catimba, Marcelinho Moreira, Fred Camacho, Carlinhos Vergueiro, Arthur Maia, Francis Hime, Olívia Hime e Sereno.

“Martinho escreve músicas nas quais parece um antepassado do samba, pela batida, por uma atmosfera que sugere a ancestralidade real ou imaginária do samba. E também faz sambas futuristas, turistas do futuro, não só pela temática, mas pela matemática amorosa com que esquadrinha o mundo em suas voltas e revoltas. Em suma, é um sambista de todas as eras”, afirmou Geraldo Carneiro, que, em sua primeira parceria com Martinho, escreveu a música “Escuta, Cavaquinho”, que simula uma conversa entre o cavaquinho e o violão.

A faixa “Muita Luz” conta com as participações dos músicos Arthur Maia, no baixo, João Donato, no teclado, e Jorge Mautner, no violino. O repertório ainda tem a contribuição de Criolo, que faz participação especial nas faixas “Alegria, Minha Alegria”, em homenagem à filha mais nova de Martinho, e “De Bem Com A Vida”, música que dá nome ao álbum. O trabalho do rapper paulista foi apresentado a Martinho por Preto Ferreira, filho do sambista e que participou da produção.

“O disco parte de músicas que eu já tinha preparadas e decidi trabalhar melhor nelas, como ‘De Bem Com a Vida’, e outras que foram surgindo. ‘Alegria’, por exemplo, criei porque quando fiz o show ‘Inusitado’, com o Midani, fiz músicas para todos os meus filhos e a Alegria não tinha. E assim o disco foi nascendo, aos poucos”, comentou Martinho.

O álbum é o primeiro lançamento de Martinho após o retorno do artista a Sony Music, gravadora com a qual já havia lançado 17 discos entre 1988 e 2003. A produção de “De Bem Com a Vida” ficou a cargo de André Midani, executivo e produtor que marcou a história da música na projeção de nomes como Chico Buarque, Ney Matogrosso e Gal Costa. Ao produzir o disco, Midani fez seu primeiro trabalho no universo do samba.

Confira o vídeo da canção “Escuta, Cavaquinho”, que abre o álbum:

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *