Exposições/Palestras, Notícias

Espetáculos e debates sobre dança, circo e teatro abordam a crítica nas artes cênicas

aba_fados-e-outros-afins_mariana-muniz

De 06 a 10/09, o Itaú Cultural realiza o encontro Crítica em Movimento, reunindo artistas, jornalistas, críticos, pesquisadores e gestores brasileiros, chilenos e portugueses, em debates e espetáculos que refletem sobre as presenças e as lacunas da prática da crítica no teatro, na dança e no circo na atualidade. Com curadoria do jornalista, crítico e pesquisador Valmir Santos, a atividade levanta questões a respeito da prática e dos espaços dados a esse o olhar especializado. Complementa, ainda, o campo das ideias com a apresentação de três espetáculos dentro desses segmentos das artes cênicas.

“Essa programação procura refletir de forma mais ampliada sobre o circo, o teatro e a dança a partir da crítica”, destaca o curador Valmir Santos. O curador observa, ainda, um período de recuo na crítica em relação à dança, na atualidade, e uma grande lacuna no circo, quase sem esse tipo de registro. “A crítica é um ofício em crise e em transe”, conclui.

Dança no “Crítica em Movimento”

fados-e-outros-afins_mariana-muniz
Cena de “Fados e Outros Afins”

No dia 08/09, às 16h30, a pesquisadora e gestora chilena Maria José Cinfuentes, diretora artística do Nave – Centro de Criação e Residência, divide com o coreógrafo e criador brasileiro Daniel Kairoz a mesa Margem para o gesto autocrítico na recepção em dança. A mediação é da crítica, curadora de dança e artista do corpo Flávia Couto. A partir da ideia de que as danças são criadas em diferentes ambientes, meios culturais e sociais, a proposta é analisar como a crítica, baseada em conceitos pressupostos, pode desconsiderar quem cria, onde cria e para quem cria as obras analisadas.

Apostando na apreciação como também parte do falar sobre crítica, a programação reserva espaço, ainda, para a apresentação de espetáculos de dança, teatro e circo. No palco, as três linguagens das artes cênicas mostram ainda que podem quebrar as barreiras e se fundirem.

É o caso de Fados e Outros Afins, espetáculo de dança que a coreógrafa Mariana Muniz apresenta, também no dia 08/09, às 20h, com direção artística da diretora teatral Maria Thaís. Criado a partir de uma imersão nas origens brasileiras e nordestinas da coreógrafa, o solo tem uma dramaturgia concebida a partir do corpo, como uma viagem poética de Lisboa a Recife. Na criação e composição, ela e Mariana exploram o hibridismo de linguagens artísticas da dança e do teatro, que servem à ampliação dos limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas.

A programação completa está no site do Itaú Cultural.

Fotos: Claudio Gimenez/divulgação


O que: ciclo de debates “Crítica em Movimento”
Quando: 06 a 10/09
Onde: Itaú Cultural
Onde: Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô | São Paulo-SP
Quanto: Entrada gratuita (ingressos distribuídos 1h antes do espetáculo)
Informações: (11) 2168-1776/1777

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *