Cursos/Oficinas, Notícias

Instituto Brincante leva cultura popular brasileira à Portugal

aba_aula-antonio-nobrega_instituto-brincante

Nesta terça (25/09), os fundadores do Instituto Brincante, Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, realizam uma série de oficinas e aulas-espetáculo em Coimbra, Portugal. A “Invasão Brincante” é um projeto em colaboração com a companhia de Teatro Escola da Noite, que tem mais de 25 anos de atuação, e com a Cena Lusófona, organização que se dedica ao intercâmbio teatral na comunidade dos países de língua portuguesa.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, Nóbrega apresenta a oficina ‘Tirando Versos na Rima’, que trata da origem, desenvolvimento e características do universo da poesia oral e popular brasileira. Além disso, ele leva a Coimbra as aulas-espetáculo ‘Matria’ (30/09) e ‘Com Passo Sincopado’ (29/09), respectivamente uma leitura sobre o imaginário cultural popular do Brasil – a partir das matrizes de procedência índio-africana-ibero popular – e um passeio pela formação da dança no país.

Rosane Almeida apresenta a oficina ‘Uma Linguagem Brasileira de Dança’, entre os dias 25 e 28 de setembro. Ela leva ao público uma introdução à prática de uma dança resultante do encontro de matrizes corporais populares brasileiras com o universo formal e técnico da tradição ocidental de dança.

Sobre o Instituto Brincante
Antônio Nóbrega e Rosane Almeida fundaram juntos o Instituto Brincante, espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas brasileiras, que fica na cidade de São Paulo. Com oficinas, aulas, espetáculos, debates, projetos sociais e diversos outros eventos, o Brincante celebra a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade.

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *