Notícias

Inscrições abertas para o Prêmio Desterro 2011

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Desterro 2011 – 2° Festival de Dança de Florianópolis, que ocorrerá de 17 a 21/08, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo de Governo do Estado de Santa Catarina. Bailarinos de todo o Brasil e do exterior poderão concorrer a um total de R$ 20 mil – a segunda maior premiação oferecida em eventos semelhantes no território catarinense.

O formato do festival estabelece duas categorias de faixa etária: júnior (nascidos de 1994 a 1997) e adulto (nascidos até 1993). Os gêneros de dança a que concorrem são dança de salão, balé clássico, balé clássico de repertório, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado. Dependendo da modalidade, da categoria e do subgênero (solo, duo, trio e conjunto), as coreografias devem ter duração máxima de três a seis minutos. Para os conjuntos, é obrigatória a quantidade mínima de quatro integrantes. Podem participar escolas, academias, grupos, companhias e bailarinos profissionalizados ou não de qualquer procedência.

João Biasotto e Priscila Mol - Melhor Dança de Salão 2010 Foto: Cláudio Etges

Novidades
O período de realização foi ampliado de três para cinco dias e, a partir deste ano, a programação contará com uma sessão de gala, exclusiva para a apresentação de espetáculo convidado, que será anunciado em breve. Outra novidade será a mostra não competitiva, no mesmo teatro, proporcionando aos artistas a oportunidade de se apresentar para avaliadores especializados, independentemente do concurso. Além de ser um estímulo a novos coreógrafos, bailarinos e grupos iniciantes e experimentais, “vale também para veteranos que nem sempre estão dispostos a competir, apenas mostrar a sua produção artística”, comenta Daniel Pozzobon, um dos organizadores.

O método de inscrição também mudou. Agora, os trabalhos solo, em duo e em trio passarão por seleção, que será feita por intermédio de vídeo. Conforme Carlos Eduardo de Andrade, também diretor do festival, “o objetivo é melhorar a qualidade do que será mostrado ao público”. Já os conjuntos, compostos por quatro ou mais bailarinos, não necessitam ingressar no processo seletivo. “Ainda estamos na segunda edição. Dependendo da procura, para o próximo ano, também teremos a seleção de conjuntos”, adianta.

Mais informações sobre taxa de inscrição, categorias, formato da avaliação, premiação e valores no site: http://www.premiodesterro.com.br/

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *