Festivais/Mostras, Notícias

II Seminário Dancep aborda a diferença entre o discurso e a ação na arte e na vida

De 07 a 15/05, em Curitiba, o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) promove o II Seminário e Mostra de Dança 2019, trazendo espetáculos gratuitos que entram em cartaz em importantes espaços artísticos da capital paranaense, além de workshops e bate papos. Toda comunidade estudantil está convidada a assistir aos eventos que também estão abertos para o público em geral.

Neste ano, o tema do evento será “A Gente se Acostuma…”, inspirado em textos do livro “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti. As apresentações fazem um cruzamento entre discursos e atos que pensam e revisitam o cotidiano, como modo ético e estético para dar voz à diversidade dos corpos na arte e na educação.

“É na verdade o disparador para fazer pensar, refletir sobre quais são os fatos e discursos, além da atitude corporal, que socialmente nos acostumamos e, talvez, não deveríamos”, diz o professor Fernando Nascimento, coordenador do Dancep.

As atrações estarão nos palcos do Teatro Guaíra, da Casa Hoffmann, do Teatro da Reitoria e em espaços do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

Espetáculo “Entre Flores e Cores” grupo Dancep. | Foto: Thiago Fernandes

PROGRAMAÇÃO

A programação apresenta, no dia 07/05, às 15h, no Guairinha, um bate-papo com um grupo de mulheres artistas, pesquisadoras e gestoras da cena cultural, educacional e artística de Curitiba. Elas falam sobre arte e cultura e o protagonismo da mulher nas atividades socioeducativas e de gestão.

Entre os dias 8 e 10 de maio, na Casa Hoffmann, no bairro São Francisco, abre-se uma roda de conversa para debater sobre assuntos relativos à Criação e Performances na Dança. Além disso, haverá Workshop de “Jogos de Improvisação em Dança, Produção em Arte/Dança” e, em destaque, o projeto “Criadores Anônimos? Relatos Biográficos”.

No que se refere a divulgação da dança na mídia, no dia 09/05, a jornalista e diretora portal Dança em Pauta, Keyla Barros, participa do bate papo “Comunicando a Dança para a Imprensa”, em que contará um pouco de sua vivência nos dois lados da mídia: como assessora de imprensa, buscando “emplacar” sugestões de pauta sobre dança; e como diretora do portal Dança em Pauta, selecionando as pautas a serem publicadas.

Nos dias 14 e 15/05, no Teatro da Reitoria, será a vez de conferir as apresentações dos grupos de dança das escolas de Curitiba e Região Metropolitana. Participam as companhias profissionais de dança e artistas independentes da Capital e região.


O que: II Seminário de Dança Dancep
Quando: 07 a 15/05
Onde: Teatro Guaíra, Casa Hoffmann, Teatro da Reitoria e Colégio Estadual do Paraná | Curitiba-PR
Quanto: gratuito
Informações e inscrições: www.dancep.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *