Ler, Ver e Ouvir, Vídeos Indicados

I Charleston São Paulo

Um único vídeo que homenageia a cidade de São Paulo, integra um movimento mundial de divulgação do Charleston e é o clipe oficial da canção “Música”, de autoria da cantora paulista Blubell, tudo isso em meio a muita swing dance. Estamos falando de I Charleston SP, produzido pela Recheio Digital em parceria com o grupo de dançarinos convidados HopAholics. “Ainda não conhecíamos o trabalho da Bel, mas assim que ouvimos a música, foi impossível tirá-la da cabeça. Além de ter uma levada muito bacana, a letra dela tem tudo a ver com o espírito da dança! É claro que aceitamos na hora embarcar no projeto”, conta Susana Nagae, uma das integrantes do HopAholics.

Seguindo a ideia do movimento I Charleston the World, que propõe gravar pessoas dançando em lugares famosos ao redor do mundo, o vídeo contou com a participação voluntária de 26 dançarinos, entre eles alguns profissionais estrangeiros que participavam de um evento de dança na cidade, que durante cinco dias emprestaram seu swing para as cenas gravadas em pontos turísticos de São Paulo. Além deles, a própria cantora, que acabou conhecendo e se encantando com o lindy hop durante a produção, aparece entre os dançarinos em várias cenas. “O lindy hop me atrai porque é o estilo que eu gosto de ouvir e de cantar e a dança é uma delícia”, declara Blubell.

A cantora Blubell em meio aos dançarinos do HopAholics

Como o lindy hop nasceu de uma fusão de danças, entre elas o Charleston, o repertório de passos não foi problema para os dançarinos que fizeram do improviso e da criatividade o ponto alto do clipe, uma vez que, como conta Susana, não houve ensaio prévio de coreografias:

“Assim como sugerem o Jazz e o Lindy Hop, que nascem e crescem do improviso, nos deixamos influenciar pelas locações e pelo clima do dia. A troca com os outros dançarinos e com a própria equipe de produção foi essencial para, além de mostrarmos a dança, valorizarmos os aspectos positivos da cidade. A cena com os skatistas da praça Roosevelt, por exemplo, foi inevitável! Procuramos em nosso repertório de passos algo que pudéssemos mesclar com a vida que aquela praça representa. E assim seguiram também as filmagens nos outros pontos da cidade. E como não poderia faltar, a chuva apareceu e até com ela tivemos que improvisar!”.

Fotos: Caroline Bittencourt e Ricardo Biserra

Confira o resultado fantástico deste trabalho:

Sobre o I Charleston the World
O projeto resgata o ritmo que foi uma febre nos anos 20 e já foi filmado em países como França, Japão, EUA, Israel, entre outros. O I Charleston SP foi o primeiro filmado na América Latina a fazer parte do movimento. Na página do projeto é possível acessar um mapa mundial com as cidades que já produziram sua versão do I Charleston, bem como os links para os vídeos.

Sobre os HopAholics
Nascido da paixão de um grupo de amigos de São Paulo pelo Lindy Hop, tem como principal objetivo agregar cada vez mais pessoas e promover o Lindy Hop no país. Hoje, os integrantes dão aulas e realizam apresentações e eventos. Saiba mais no site do grupo.

Veja também:
O swing dançante da música de Blubell
Lindy Hop: o nascimento das swing dances

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

2 Comments

  1. I am a Lindy Hoper from Barcelona, and I will be in Sao Paulo in August, from 26th to 29th.
    Is there any swing agenda or calendar where I can see where to dance lindy hop during this dates?
    Do you know about any places, events or jams, where people can dance Lindy Hop in Sao Paulo?
    Thanks for your help, now I will try in Portuguese:

    Eu vou estar no Sao Paulo em Agosto, 26-29 Agosto.
    Eu quero dançar Lindy Hop no Sao Paulo
    Onde pode dançar Lindy Hop no Sao Paulo em August 26-29?
    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *