Comportamento, Em pauta

Histórias da Dança de Salão

Em matéria na Ed.2 da revista Dança em Pauta, seção Cultura e Dança, falamos um pouco sobre a vida de uma personagem que marcou a história da dança de salão no Brasil, a mestra Maria Antonietta Guaycurús de Souza.

Esta amazonense radicada no Rio de Janeiro, que faleceu em 2009, não só foi responsável pela formação de grandes profissionais da atualidade, como também pela própria propagação da dança de salão no País.

Separamos aqui uma reportagem em três partes, feita para o programa Globo Repórter, da TV Globo, que foi ao ar no dia 14 de dezembro de 1985. O programa, entitulado “Gafieiras”, relata histórias da dança de salão no Rio de Janeiro contadas por profissionais conhecidos no meio, com destaque para Antonietta.

“A própria vida é uma dança. Você tem que ser artista para poder dançar a vida. Se não souber dançar a vida, não sabe viver”, diz Antonietta a repórter Solange Bastos em trecho de Gafieiras.

Quem quiser saber um pouco mais sobre esta grande dançarina, também pode ler online o livro do jornalista Milton Saldanha, “A grande dama da gafieira” (clique aqui)

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

0 Comments

  1. Muito interessante esta reportagem, realmente um arquivo histórico da dança de salão carioca e brasileira. A matéria na revista é um tributo mais do que merecido a Antonietta. Tive a oportunidade de fazer uma única aula com ela nos idos de 80, mas realmente ela tinha uma energia contagiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *