Notícias, Universo da Dança

Formas e Ritmos: dança em meio ao caos urbano

Entre o trânsito e a dança, entre as formas da arquitetura e as curvas do corpo, entre a rigidez de uma cidade e a força da leveza de um movimento.

Um diferente olhar sobre o caos urbano e a arquitetura da cidade através da beleza da dança, este é o objetivo do projeto fotográfico “Formas e Ritmos”, de Fernanda Kirmayr. “Essa mescla de leveza e força que a dança tem foi o que me fez acreditar que possuía uma forte ligação com o ritmo da cidade”, relatou ela em entrevista à Dança em Pauta. A cidade de São Paulo foi o palco em que, até o momento, 12 bailarinos foram fotografados em locações famosas da capital como a Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Ponte Estaiada, e outras nem tão conhecidas do público. “A meu ver, é importante mostrar todos os lados da cidade, para que assim possa ser conhecida mais intimamente”, comenta a fotógrafa ressaltando que o projeto ainda está em desenvolvimento e mais ensaios serão feitos.

Danilo Castorino e Danny Tamer, na Ponte Estaiada

A ideia de fotografar cenas de dança surgiu em 2012, quando sua ligação com esta arte se intensificava – ela começou a fazer aulas de dança e tecido acrobático em 2011. Os primeiros ensaios foram feitos em estúdio e em um apartamento, com apenas um piano para compor a cena. “Amei as fotos, mas acreditava que precisava de mais elementos para compor a ideia. Tomei conhecimento de alguns fotógrafos internacionais que realizavam projetos de balé na rua e achei que São Paulo seria um pano de fundo perfeito para as fotos, uma cidade tão dinâmica e acolhedora das artes”, relata.

Ao lado do curador do projeto, Alex Penedo, Fernanda realizará uma exposição no Armazém Piola, em São Paulo, de 10 a 15 de setembro, com uma seleção de 13 destas imagens que visam ilustrar a essência de seu trabalho.

  • O que: Exposição fotográfica “Formas e Ritmos”
    Quando: 10 a 15/09
    Onde: Armazém Piola | Rua Aspicuelta, 547 Vila Madalena | São Paulo-SP

Confira aqui a beleza de algumas destas imagens. O projeto completo pode ser visto no site fkirmayr.wix.com/formaseritmos

Beco-do-Batman-(1)Beco-do-Batman-(3)Praca-memorial-17-de-julho-(1)Metro-Vila-Madalena-(2)MuBE-(2)

Veja também:
Que tal um mergulho pra dançar?

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *