Espetáculos/Shows, Notícias

Focus Cia de Dança inicia 2018 com reestreia de obra que faz referência a mais de 80 filmes

aba_cinequanon2_focus-cia

De 04 a 14/01, o aclamado espetáculo Cinequanon, da Focus Cia de Dança, com direção, concepção e coreografia de Alex Neoral, reestreia no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. O projeto tem patrocínio da Petrobras e co-patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Cinequanon é o mais recente trabalho da companhia carioca e traz ao palco cerca de 80 referências a filmes do cinema mundial. De trilhas a figurinos, de cenas a títulos, muitos elementos estão no palco. “Eu parti de pontos distintos na construção. Imagens de filmes sugeriram movimentos, títulos desenharam gestos e cenas. Foi uma grande mistura de referências que em alguns momentos aparecem mais claramente e em outros apontam uma atmosfera”, explica o diretor e coreógrafo Alex Neoral.

O espetáculo é formado por um jogo de cenas que aposta no universo do cinema como linha criativa. Na atmosfera onírica, o espetáculo busca inspiração em afetos impulsionados por músicas, ruídos, objetos e diferentes arquétipos de personagens que embalam e dão enredo a produções cinematográficas de diversos gêneros. A alusão ao terror clássico de Alfred Hitchcock, por exemplo, é feita com a entrada em cena de quatro bailarinas com perucas louras. Já a menina do casaco vermelho de “A lista de Schindler”, aparece ora no figurino, ora na luz, ora na cenografia ou nos objetos cênicos.

aba_cinequanon_focus-cia
Focus Cia de Dança em cena do espetáculo Cinequanon. | Fotos: Paula Kossatz/divulgação

Assim como estes, várias outras obras da filmografia de todas as épocas, como “Tempos modernos”, “Psicose”, “O Poderoso Chefão”, “Dogville”, “Matrix”, “Ensaio sobre a cegueira”, “Tudo sobre minha mãe” e muitos outros, serviram de base à construção do espetáculo, que tem em seu elenco Carolina de Sá, Cosme Gregory, Jéssica Fadul, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Roberta Bussoni e também Alex Neoral.

Segundo Alexl, algo que saltou aos olhos, ao longo do processo de criação, foi constatar como o cinema é referência para o cotidiano: “Fulano tem uma ‘casa de cinema’ com ‘vista cinematográfica’. Você entra em um ambiente em que toca alguma música e pensa: ‘parece que estou num filme’. É o cinema no mundo real. São muitas as possibilidades de afeto que surgem, bem como histórias pessoais que podem ser contadas através de uma canção que embalou uma clássica cena de cinema americano. Atrás disso, seguimos”.


O que: espetáculo Cinequanon – Focus Cia. de Dança
Quando: 04 a 14/01/2018 | quinta a domingo, às 19h
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Onde: Av. República do Chile, 230 Centro
Quanto: plateia R$ 30,00 (inteira) | balcão R$ 20,00 (inteira)
Informações: (21) 3509-9600/ (21) 3980-3815

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *