Festivais/Mostras, Notícias

Evento em Belo Horizonte aborda gênero e diversidade na Dança de Salão

aba_congresso-ds-contemp

De 27 a 29/04, Belo Horizonte sedia o 1° Congresso de Dança de Salão Contemporânea: Gênero e Diversidade na Dança de Salão, com curadoria de Samuel Samways, bailarino e pesquisador do programa de residência artística do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART). Este será o primeiro evento de grande porte dedicado exclusivamente à dança de salão contemporânea. O tema desta edição, gênero e diversidade, visa fortalecer práticas e pensamentos críticos, autônomos e criativos sobre esse assunto no contexto da dança de salão.

“As abordagens contemporâneas na dança de salão ainda são pouco conhecidas, pois começaram a surgir há cerca de uma década, por influência dos movimentos feministas, LGBT e Queer, e do contato com outras técnicas corporais. Em geral, consistem em releituras da dança de salão tradicional, repensada como prática social e atividade artística, com potencial para hibridizações com outros tipos de dança e com foco na crítica aos papéis de gênero patriarcais e/ou heteronormativos. Assim, o congresso tem o objetivo de solidificar a dança de salão contemporânea e reunir profissionais de todo o Brasil com interesse na área”, comenta Samuel.

A programação foi cuidadosamente pensada para valorizar pesquisas, pedagogias e movimentos artísticos que criam espaços de visibilidade para a heterogeneidade dos corpos, para a emancipação das mulheres e para as diversidades de gênero e sexualidade. O evento conta com palestras seguidas de debate, mesa redonda, oficinas de dança, espetáculos de dança de salão contemporânea, mostra de dança aberta para participantes e bailes/jam de confraternização. Tudo para proporcionar uma experiência imersiva e uma formação crítica em relação ao tema do evento, focada tanto no pensamento quanto na ação.

As oficinas contemplam temas contemporâneos, como a contestação de estereótipos heteronormativos, conexão e reciprocidade, formas mais igualitárias de condução, visibilidade LGBTQ e pesquisas artísticas na dança de salão. As palestras, ministradas por Laura James, Debora Pazetto e pelo grupo BeHoppers, têm como foco a crítica feminista e LGBTQ aos papéis de gênero tradicionais na dança de salão. Laura James é mulher trans, feminista, professora e proprietária da Ata-me – a primeira academia de dança de salão queer do Brasil. Debora Pazetto é bailarina, doutora em filosofia da arte, professora de filosofia e coordenadora do GENTTE – Grupo de Pesquisa em Gênero, Trabalho e Tecnologia. BeHoppers é um grupo que promove o Lindy Hop em Belo Horizonte e realiza campanhas contra o machismo na dança de salão.

Com o intuito de incentivar o desenvolvimento artístico da dança de salão, a programação inclui dois espetáculos de dança: “Salão”, do coletivo Casa 4, e “Monstra”, do coletivo Terceira Margem. Casa 4 é um coletivo de Salvador formado por quatro bailarinos que trabalham as questões da identidade homossexual na dança de salão. O espetáculo mergulha nos preconceitos velados e nas microviolências diárias para falar sobre ser gay nesse universo. Terceira Margem é um coletivo de Belo Horizonte que trabalha com dança de salão contemporânea e condução mútua, desenvolvendo técnicas de hibridização entre as danças sociais latinoamericanas, o contato improvisação e a dança contemporânea. Pensada como uma paródia das mostras de dança tradicionais, “Monstra” é uma cena de dança construída a partir de jogos, improvisos e interações com o público, que levanta temas atuais como gênero, machismo, LBGTQfobia, arte e intolerância.

Continuando a experiência de imersão, nos três dias do evento serão realizados bailes de dança de salão contemporânea e uma edição especial do Forró Queer, onde as pessoas podem dançar independente de qualquer hierarquia ou papel pré-estabelecido de gênero. Nestas festas os participantes podem colocar em prática e experimentar no corpo toda a discussão aprofundada durante o dia.


O que: 1° Congresso de Dança de Salão Contemporânea: Gênero e Diversidade
Quando: 27 a 29/04
Onde: Belo Horizonte-MG
Informações/inscrições: clique aqui

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *