Notícias

Evento apresenta a superação através da dança

Nos dias 25 e 26/10, acontece em Ponta Grossa-PR o 2º Encontro Para-Dançar, evento que apresenta grupos de dança de deficientes físicos e deficientes intelectuais. Nesta edição, os bailarinos se apresentarão ao som de músicas clássicas do cinema, tradicionais gaúchas e pop. As apresentações, com entrada gratuita, serão as mesmas na sexta e no sábado e integram a primeira edição da “Virada Cultural” em Ponta Grossa, projeto que já vem sendo realizado em Curitiba e outros municípios do interior do Estado.

Participam do Encontro Para-Dançar, o Grupo de Dança sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói-RJ), que apresentou-se nas Paraolimpíadas de Londres em 2012; a Cia SuperAção (Castro-PR); o Grupo de Dança Corpo e Alma (Palmeira-PR); o Grupo de Dança Gaúcha Amigos da Tradição (Ponta Grossa-PR); e a União dos Deficientes Visuais (Unidev), com o projeto Dança que Encanta.

Grupo de Dança Sobre Rodas Compasso do Corpo, de Niterói-RJ

Segundo o coordenador do evento, Jorge Schneider, o objetivo é integrar e desenvolver as potencialidades dos deficientes. “A dança inclusiva acontece no mundo desde a década de 60 e, no Brasil, há muitos grupos para os quais desejamos oportunizar um momento no qual eles poderão mostrar seus trabalhos e sua arte”, diz Schneider.

Além do espetáculo, o Encontro Para-Dançar oferecerá oficinas e uma mesa redonda com a participação de representantes dos grupos de dança do evento, que discutirão a atual realidade da dança para deficientes.

A segunda edição do Encontro Para-Dançar é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Copel e da Beaulieu do Brasil e apoio da Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fundação Pró-Amor e Secretaria da Cultura do Paraná por meio do edital Conta Cultura.

Fotos: Rodrigo Czekalski

  • O que: 2º Encontro Para-Dançar
    Quando: 25/10, às 14h | 26/10, às 20h
    Onde: Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi
    Onde: Rua Silva Jardim, 7 Centro | Ponta Grossa-PR
    Quanto: entrada gratuita
    Informações: https://www.facebook.com/EncontroParaDancar
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *