Espetáculos/Shows, Notícias

Espetáculo Roots, com Thiago Soares, primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, chega ao interior do Paraná

aba_-roots_thiago-soares

De passagem pelo Brasil desde o mês de julho, o carioca Thiago Soares, primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres há 11 anos, está aproveitando para, além de rever familiares e amigos, realizar algo que ele sempre declara ter muito prazer em fazer, apresentar-se em palcos no Brasil.

Neste último final de semana (29 e 30/08), ele apresentou o balé Gisele no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, dentro do seu projeto Thiago Soares & Convidados. A proposta, segundo ele, é reunir jovens talentos nacionais da dança que vêm se destacando no exterior para apresentações de obras completas de balé em solo nacional.

Mas o destaque desta passagem pelo Brasil é a apresentação de Thiago fora do eixo Rio-São Paulo, pela primeira vez, neste sábado (05/08), na cidade de Francisco Beltrão, interior do Paraná, com o espetáculo Roots, que ele estreou em 2016. Roots resgata um pouco da trajetória dele mesclando a dança de rua, onde teve seu início nesta arte, ao balé clássico que o revelou para o mundo. Seu parceiro em cena é o bailarino Danilo D’alma, reconhecido no cenário carioca das danças de rua.

aba_Roots_Thiago-Soares-e-Danilo-DAlma
Fotos: Carlos Galvão

A ideia de Roots surgiu quando Thiago reencontrou o diretor e coreógrafo Ugo Alexandre, em Londres. De volta ao Rio, Ugo recebeu uma ligação do bailarino propondo que ele o dirigisse em um espetáculo que resgatasse o início da sua vida artística no Rio dançando break aos doze anos, nas ruas e festas da Zona Norte da cidade. Os dois começaram a conceber o projeto à distância e, aos poucos, Roots foi ganhando forma. Foi o diretor quem sugeriu Danilo para formar um dueto com Thiago em cena, um grand pas-de-deux promovendo um diálogo entre a dança de rua contemporânea e o balé clássico.

Com a proposta de enriquecer esta experiência de reencontro a partir de outro olhar, Ugo convidou o diretor e bailarino Renato Cruz para assinar a codireção do espetáculo. Coreógrafo da Companhia Híbrida, Renato conquistou o público e a crítica com a criação de peças premiadas singulares, misturando as danças urbanas com a dança contemporânea. Roots ainda conta com trilha sonora original, ao vivo, assinada pelo músico e multi-instrumentista Pedro Bernardes.

A responsável por trazer o espetáculo Roots a Francisco Beltrão é a também bailarina, Elizangela Senem, proprietária do Studio Bio Dança: “Estou muito feliz por contribuir com a difusão da cultura em nossa região que é tão carente de espetáculos de alto nível como este. Ser a primeira apresentação fora da rota dos grandes espetáculos nacionais que é Rio e São Paulo torna a ocasião ainda mais especial. Roots é um espetáculo que o pessoal já pede que o Thiago leve para o exterior, então pra nós é uma honra apresentar em nossa cidade”.


O que: espetáculo Roots
Quando: 05/08, às 20h
Onde: Teatro Unisep
Onde: Av. União da Vitória, 14 | Francisco Beltrão-PR
Ingressos: www.blueticket.com.br

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *