Espetáculos/Shows, Notícias

Espetáculo infanto-juvenil une dança contemporânea, música e teatro

Estreia nos dias 19 e 20/10, em São Paulo, na Funarte, o espetáculo “A Mochileira do Espaço”, novo trabalho infanto-juvenil do Núcleo Tentáculo, com coreografia e direção de Liliane de Grammont e roteiro e trilha sonora do músico e maestro Ed Côrtes. O espetáculo terá mais duas apresentações ainda este mês (26 e 27/10), no Teatro Sérgio Cardoso, também na capital paulista. A entrada é gratuita.

A obra surgiu com a ideia de tratar de temas cada vez mais urgentes em nosso tempo: consumo consciente, reuso de materiais e bullying dentro das escolas. Para colocar esses assuntos em cena de forma lúdica e cativante para crianças e adolescentes, o espetáculo une teatro e dança e tem a participação especial do ator João Côrtes, além de um elenco de oito bailarinos.

A trama conta a história de Didi, um menino que gosta de transformar materiais descartados em “Objetos fantásticos”, dando novas utilidades e significados para o que ia para o lixo. Essa imaginação é um refúgio de Didi do mundo externo, onde nem sempre é bem-vindo entre seus colegas de escola. Quando ele menos espera, é justamente sua criatividade que o aproxima da “Mochileira do Espaço”, uma alienígena “descolada”, que viaja pela galáxia procurando harmonia com a natureza e seres especiais.

O servente da escola Ari, o professor Salomão, a Dona Odete e o professor Clovis, todos vividos pelo ator João Côrtes, contracenam com Didi e o elenco ao longo do espetáculo para mostrar que é possível um mundo mais criativo, com menos lixo e principalmente com mais harmonia entre as pessoas. “Nós procuramos criar um trabalho ágil, em que a história do personagem, seus desafios e conquistas, sensibilize o público em relação ao problema do bullying dentro das escolas, além do alerta indispensável sobre a questão do lixo no nosso planeta”, explica Liliane.

O projeto que resulta no espetáculo nasceu com a ideia de atuar além do palco, aproximando o público e dividindo com crianças e professores a possibilidade de tornar o reuso em algo divertido e instigante no seu cotidiano.

A ação inicia um mês antes da apresentação do espetáculo dentro de escolas públicas e instituições parceiras. Professores do ensino infantil e fundamental são convidados a aplicar o conteúdo da “Apostila de reuso: Construindo com Didi”. Essa etapa visa capacitar professores, já que a apostila indica o planejamento para o trabalho de reutilizar o lixo dentro da escola, transformando esse material em arte e também transformando os alunos em “coautores” dos objetos de cena do espetáculo. As crianças criam, por meio das dinâmicas propostas na apostila, “objetos fantásticos” feitos de sucata, que na ficção são as produções de Didi. Este mecanismo visa proporcionar sensibilização e identificação da criança com o personagem.


O que: espetáculo “A Mochileira do Espaço” | Núcleo Tentáculo
Quanto: gratuito
Programação:

  • 19 e 20/10, às 16h
    Onde: Funarte – Sala Renée Gumiel
    Rua Alameda Nothmann, 1058 Campos Elíseos | São Paulo-SP
    Informações: (11) 3662-5177)
  • 26/10, às 16h e 27/10, às 15h
    Onde: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
    Rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista | São Paulo-SP
    Informações: (11) 4003-1212
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *