Espetáculos/Shows, Notícias

Espetáculo do tradicional Ballet Stagium homenageia Luiz Gonzaga

aba_ballet-stagium-mane-gostoso

No dia 20/05, às 16h, o mestre pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) ganha uma belíssima homenagem no espetáculo de dança “Mané Gostoso”, do tradicional Ballet Stagium, que chega ao Sesc Santo André, em São Paulo, como parte da programação da 12ª edição do Festival ABCDança.

Produzido com beleza poética e bom humor, a peça resgata as raízes do povo brasileiro ao misturar o popular com o erudito, o que se dá a partir de canções do grupo pernambucano Quinteto Violado, gravadas especialmente para o espetáculo. O título, por sua vez, é uma referência ao tradicional boneco feito de madeira com braços e pernas articulados por cordões, facilmente encontrado em feiras de rua pelo Nordeste do país. E é a partir desse brinquedo e da música imortalizada por Luiz Gonzaga que o Ballet Stagium mostra toda a versatilidade do povo brasileiro.

Com direção de Marika Gidali e coreografia de Décio Otero, a encenação, que foi concebida há 10 anos, segue com o mesmo frescor de sua época de criação, propondo uma incursão a versatilidade da população de nosso país.

Sobre o Ballet Stagium
Fundado em 1971, na cidade de São Paulo, o Ballet Stagium fica sob a direção de Marika Gidali e Décio Otero. A companhia contou com o apoio e influência da classe teatral local e ficou reconhecido nacionalmente por seu projeto de engajamento político. O repertório do Ballet Stagium em parceria com Ademar Guerra enfocou temas como o racismo, violência, opressões e genocídios, dançando textos proibidos pela censura, como “Navalha na Carne” (Plínio Marcos) sob o título “Quebras do Mundaréu” (1975), revelando ousadia para a época. A companhia, entre tantas inovações, foi a primeira a utilizar música popular brasileira na trilha sonora. Em 1981 Marika Gidali realizou seu grande sonho: criou o projeto “Escola Stagium” e levou mais de 80 mil crianças e adolescentes da periferia da cidade de São Paulo para assistirem espetáculos de dança.


O que: espetáculo “Mané Gostoso” – Ballet Stagium
Quando: 20/05, às 16h)
Onde: Sesc Santo André
Onde: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar | Santo André-SP
Quanto: gratuito
Informações: (11) 4469-1200

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *