Notícias

Disputa de dança de salão encerra Baila Floripa 2013

Como já é tradição, na última noite do Baila Floripa, Mostra de Dança de Salão realizada na capital catarinense, neste domingo (02/06), aconteceu o VIII Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão. Representando São Paulo, Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, que no ano passado ficaram em segundo lugar na competição, foram os vencedores da edição deste ano. A competição foi realizada antes da festa de encerramento do evento que reuniu centenas de participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior desde quinta-feira (30/05) para uma programação de workshops, aulões, espetáculos em teatro, bailes e encontro de ideias.

Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, os campeões do Baila Duo 2013

Aproximadamente 350 pessoas assistiram à apresentação de dez casais: um de Curitiba, um de Porto Alegre, um de Itajaí (SC), três de Florianópolis e quatro de São Paulo. Alguns bailarinos eram estreantes em campeonatos, porém a maior parte já havia concorrido em disputas semelhantes e festivais pelo Brasil, por vezes, obtendo classificação. Coordenado por João Biasotto e Marlon Marian, o Baila Duo foi dividido em duas baterias eliminatórias com cinco duplas em cada uma. A primeira iniciou às 21h50 e a segunda às 22h12. Os candidatos foram avaliados em uma sequência de ritmos sorteada na hora: salsa, tango, zouk, bolero e samba.

Os intervalos entre as baterias foram animados pelo educador físico, músico e professor de dança Luiz Alberto Simas, o Luiz Negão, que faz shows de humor pela Grande Florianópolis e divertiu a plateia com o personagem Pablo Flanela. Às 23h07, cinco casais retornaram ao salão panorâmico para a etapa final, obedecendo a mesma ordem de ritmos. E às 23h25, a presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), Aline Menezes, anunciou os campeões: Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, de São Paulo, em primeiro (nota 8,94); Bárbara Rodrigues e Diego Maia, de São Paulo, em segundo (nota 8,84); Julia Weiss e Nando Berto, de Florianópolis, em terceiro (nota 8,77).

A comissão julgadora foi composta pelos bailarinos e professores Alex de Carvalho e Robertinha Stephanie, do Rio de Janeiro; Anna Elisa, de Brasília; Parker Dearborn, dos Estados Unidos; e pela coordenadora do único curso de pós-graduação em dança de salão do Brasil, Gracinha Araújo, da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec). Eles avaliaram os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão, durante dois minutos em cada ritmo. O repertório ficou a cargo do dançarino Jota Junior, de São Paulo, DJ da festa.

Os jurados: da esq. p/ dir. Gracinha Araújo, Alex de Carvalho, Anna Elisa, Parker Dearborn e Robertinha Stephanie

Como premiação, os vencedores receberam R$ 2.000,00, pacote completo para o Baila Floripa 2014 e vaga garantida para a mostra oficial do ano que vem, pois atingiram nota média superior a oito na bateria final. Os vice-campeões ganharam pacote completo com hospedagem e alimentação para o 7° Baila Costão, que ocorrerá de 25 a 28 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis. E a terceira dupla classificada levou um pacote completo para o Baila Floripa 2014.

Concorrentes do Baila Duo 2013:

  • Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes (São Paulo) – 1º lugar
  • Bárbara Rodrigues e Diego Maia (São Paulo) – 2º lugar
  • Julia Weiss e Nando Berto (Florianópolis) – 3º lugar
  • Alessandra Tavares e Deny Ronaldo (São Paulo) – finalista
  • Letícia Bernardes e Daniel Lessa (São Paulo) – finalista
  • Isis Duda e Vinicius Basílio (Curitiba)
  • Jaila Polidoro e Nathan Pereira (Itajaí/SC)
  • Sabrina Stahelin e Jean Castro (Florianópolis)
  • Sofia Gonzalez e Guilherme Serpa (Florianópolis)
  • Tracy Freitas e Matheus Espinoza (Porto Alegre)

Fotos: Leandro Martins/divulgação

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *