Notícias

Dança no roteiro da 2ª Virada Cultural de Curitiba!

aba_virada-cultural2011

Neste sábado e domingo (05 e 06/11), acontece a 2ª Virada Cultural de Curitiba, que contará com intensa programação artística durante 24h ininterruptas, com atrações acontecendo simultaneamente em diversos pontos do centro da cidade. As atividades envolvem as áreas de música, teatro, cinema, literatura, artes visuais, circo e, claro, dança.

A abertura da Virada acontece estrategicamente no Dia Nacional da Cultura e terá continuidade com a Corrente Cultural, que se prolonga até o próximo sábado (12/11), incluindo no roteiro atividades nos bairros. De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, o Dia Nacional da Cultura foi instituído na década de 1970, mas sempre passou despercebido: “A partir de agora queremos, com a Corrente Cultural, chamar a atenção para a importância dessa data e da valorização da cultura”.

Na Casa Hoffmann, no Largo da Ordem, – construção centenária que, hoje, revitalizada, abriga o Centro de Estudos do Movimento – referência para os profissionais de dança, as atividades da Virada começam no dia 05/11, às 13h, com um aulão gratuito de dança de salão ministrado pela Cia Soul Dança de Salão. Na sequência, às 15h, haverá apresentação de grupos e Cias de Dança. No mesmo local, de 8 a 12/11, o público também poderá assistir gratuitamente o espetáculo Dança & Moda, de Claudio Fontan.

Dança do ventre, Flamenco, Forró, Tango, Dança Contemporânea, entre outras, também serão destaque em diferentes pontos da cidade durante a Virada e a Corrente Cultural, mas o ponto alto ficará por conta do Balé do Teatro Guaíra, maior cia paranaense de dança, que apresentará uma videodança com projeção de imagens nas paredes do edifício, no sábado (05/11), às 20h30.

Trata-se da obra “Coreografias para Ambientes Preparados”, assinada pela coreógrafa curitibana Carmen Jorge, e que terá participação do motion designer Marlon de Toledo, música ao vivo do compositor Vadeco, de Pepe Barcelos e da Banda Klezmorin, além de interferências da artista gráfica Adriana Alegria e do artista visual Retta Rettamozo. As fachadas e janelas do prédio servirão de cenário para as performances dos bailarinos, em imagens que mostram locais que normalmente não são vistos pelo público, como os porões dos palcos, escadas e corredores. A apresentação será levada a Bélgica, em abril de 2012, a convite do Dilbeek Art & Tech, grande evento mundial que reúne artistas de dança, música, cinema e artes visuais.

Confira a programação completa no site www.correntecultural.com.br, monte seu roteiro cultural e não deixa de participar!

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *