Festivais/Mostras, Notícias

“Dança em Cena”: evento em Florianópolis aposta na democratização da dança

De 2 a 4 de junho, a capital catarinense sedia a primeira edição do Dança em Cena, evento que acontece em diversos endereços da cidade e pretende contribuir para o desenvolvimento e democratização da dança na região, através de sua valorização como expressão artística.

De acordo com a curadora do projeto, Aline Menezes, o intuito é ampliar o alcance da Dança para todos, independentemente do conhecimento sobre a atividade. “Estão programadas ações para pessoas de todos os níveis, assim conseguimos proporcionar um grande encontro entre os apaixonados por arte e pela dança, agregando novos olhares, novas pessoas, curiosos, estimulando a dança como atividade que busca o resgate de si e desenvolvendo a coletividade, generosidade e a qualidade de vida”, destaca.

A programação que contempla gêneros como balé, dança contemporânea, dança de salão, jazz, danças urbanas, sapateado e estilo livre, terá atividades programadas para o Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança. Um dos focos do projeto é, através da “Mostra de Dança”, apresentar o trabalho desenvolvido pelas diversas escolas da região da Grande Florianópolis, promovendo a troca de experiências entre estudantes. “A dança ganha muito com esse tipo de projeto pelo alcance que ele proporciona. É um evento para todos, famílias, amigos, colegas de profissão, bailarinos profissionais e amadores poderão compartilhar desse momento de muito aprendizado e vivência juntos”, complementa Aline.

O Dança em Cena será encerrado com um grande Baile Arena, no dia 04 de junho, no Teatro Pedro Ivo, às 20h. O evento será um espetáculo interativo, permitindo que o artista vire público e o público vire artista. Com apresentações de companhias e profissionais convidados, o ambiente é de um grande salão de baile, reproduzido com mesas, cadeiras e pista de dança.

DOLORES - Mimulus Cia. de DançaAtrações convidadas
Além dos eventos voltados para os estudantes de dança e a comunidade interessada, o “Dança em Cena” contará com a presença de companhias e bailarinos convidados. Na abertura da Mostra de Dança, dia 02, no Floripa Shopping, a renomada Mimulus Companhia de Dança, de Belo Horizonte, apresenta fragmentos dos seus espetáculos com os bailarinos Jomar Mesquita e Juliana Macedo.

Para prestigiar os artistas catarinenses, o evento contará com a participação de companhias locais como a South Flavor, Grão Cia de Dança, Grupo Laut! e o solo da bailarina Daniela Alves, que apresentarão seus curta-espetáculos, no Teatro Pedro Ivo.

As danças urbanas também receberão um convidado de renome, Octávio Nassur, idealizador do FIH2 – Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba, e diversos outros eventos voltados para a modalidade.

Workshops para profissionais
Dois workshops voltados para profissionais da dança serão oferecidos gratuitamente para até 30 alunos cada. Os workshops serão ministrados em três dias de aulas na Cenarium Escola de Dança. Os temas são: Transposição Coreográfica dos Salões para os Palcos com Jomar Mesquita e Juliana Macedo e Composição do Movimento com Octávio Nassur.

Informações www.dancaemcena.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *