Comportamento, Em pauta

Dança de salão aguçando os sentidos

aba_aula-sentidos

Em uma época em que nos habituamos às diversas formas de comunicação virtual acabamos nos esquecendo das inúmeras possibilidades de comunicação e relação reais. Nossos cinco sentidos – audição, visão, olfato, tato e paladar – podem nos revelar uma variedade de sensações e emoções que, em geral, são pouco exploradas em nosso dia a dia. Despertar estas percepções inatas do ser humano é a proposta da aula “Sentidos”, em que, através das danças a dois, os casais são instigados a conhecer-se e entender-se corporalmente promovendo uma troca de informação através dos sentidos.

Ao se abraçarem aos pares em uma dança as pessoas são naturalmente levadas a se comunicarem corporalmente, mas na aula “Sentidos” esta experiência é amplificada, isolando e enfatizando um sentido a cada momento, hora para o homem, hora para a mulher. “Olhos vendados, fones de ouvido, perfumes e texturas, usamos vários artifícios para que os participantes foquem em diferentes sentidos enquanto dançam e percebam a sensação que eles podem trazer. A partir daí eles vão construir sua relação na dança, e este entendimento do outro através de uma comunicação sem palavras é levado para a vida do casal, tornando o relacionamento mais harmônico”, explica a professora Sandra Ruthes, idealizadora da aula.

Pós-graduada em “Consciência Corporal – Dança” pela Faculdade de Artes do Paraná e em “Dança de Salão – Teoria e Técnica” pela FAMEC, os 20 anos de estudo teórico e prático na área, somados a observação dos casais e de sua própria relação com o marido, levaram Sandra a perceber na dança a dois uma excelente terapia alternativa para que os casais aprendam a conhecer e sentir o outro, respeitando seu tempo e suas necessidades. “O que nos incomoda tanto no outro? Temos a tendência a sempre colocar a culpa no outro do desequilíbrio da relação, mas fazendo uma analogia à dança, este desequilíbrio pode acontecer porque você não esperou o tempo certo do outro, então pisou antes dele ou muito depois, e aí pisou mal. Ele é muito rápido ou eu sou muito lenta? A dança a dois ajuda a avaliar o outro e se autoavaliar”, analisa a professora.

Para aqueles que desejam fazer uma surpresa ao seu parceiro(a) neste Dia dos Namorados, a aula Sentidos-Especial Casais, será realizada no dia 13/06, das 17h30 às 19h, na escola IDance. Uma ótima opção para fugir dos presentes convencionais com uma atividade a dois prazerosa e que pode trazer mais harmonia ao casal.

Sobre Sandra Ruthes
Autora do livro “Música para Dança de Salão”, é uma estudiosa da conexão destas duas artes trabalhando como professora e DJ desta modalidade de dança e, recentemente, atuando na discotecagem do cruzeiro Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros. Formada em Educação Física pela UFPR (1996), é pós-graduada nos cursos de Pedagogia do Esporte pela UFPR (1997), Consciência Corporal – Dança pela FAP (1999) e em Dança de Salão – Teoria e Técnica pela FAMEC (2006), neste último, tendo ministrado aula no módulo “Música e Dança”. Também é formada em discotecagem pela AIMEC. Foi professora e membro da banca avaliadora do Projeto de Extensão em Dança da PUC-PR e professora convidada pela prefeitura da cidade de Poznan, na Polônia, para ministrar aula de Danças Brasileiras na cidade. Nos vários espetáculos de que participou, além de bailarina também atuou como diretora, coreógrafa e cenógrafa. Atualmente, é proprietária e professora da escola IDance, em Curitiba e integrante do grupo Pró-Danças de Salão Curitiba, que visa difundir a importância da qualificação profissional para atuação no mercado das danças a dois.

Fotos: Estúdio no Quintal

  • O que: Aula “Sentidos – Especial Casais”
    Quando: 13 de junho de 2015, das 17h30 às 19h
    Onde: Escola iDance sede Danza Mais
    Onde: Rua General Carneiro, 937 – Alto da XV | Curitiba-PR
    Quanto: R$ 40,00/casal
    Informações: 41 3015-1742 / www.idance.com.br
Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *