Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

Dança contemporânea brasileira é tema da série ‘Ensaios Contemporâneos’, no canal Curta

Em dez episódios, a série inédita “Ensaios Contemporâneos” mostra os passos da dança contemporânea no país, dos primórdios aos dias de hoje, e destaca importantes companhias, pela ótica de críticos, estudiosos, bailarinos e coreógrafos.

O diretor Eduardo Hunter traça uma espécie de linha do tempo, começando pelas reminiscências clássicas e modernas na dança contemporânea, a abertura para uma maior diversidade técnica, a libertação da fórmula restrita aos moldes dos balés europeus e o estudo e o diálogo com movimentos que sequer faziam parte do universo dos bailarinos até o advento da contemporaneidade – ou pós-modernismo.

O primeiro capítulo, “Dança contemporânea brasileira, uma trajetória”, se inspira em um artigo considerado fundamental à dança brasileira: “Ten Theses on Brazilian Dance”, de Helena Katz. Em entrevista para a série, ela diz: “Se a gente quiser abrir mão da perspectiva do colonial, a gente vai ter que admitir que aqui já tinha dança antes do colonizador chegar porque aqui já tinha gente. (…) Nós nos comportamos por muito tempo como o colonizador gosta, adotando os valores deles”. A série “Ensaios Contemporâneos” foi produzida com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine.

A estreia é na Terça das Artes, 14/05, às 23h.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *