Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

Dança, amor e inveja no filme “Ensaio”

aba_filme-ensaio

Título Original: Ensaio
Ano de produção: 2012
Gênero: drama
Direção: Tânia Lamarca
Coreografias: Renato Vieira e Bruno Cezario
Elenco: Lavinia Bizzoto, Bruno Cezario, Chico Caprario, Ingra Liberato, Antonio Cunha e Renato Turnes
Sinopse: A bailarina Eva (Lavinia Bizzoto) vive um impasse: terá que escolher entre a intensa paixão secreta por seu parceiro de dança e a dedicação ao grande papel de sua vida, a heroína Anita Garibaldi. Nos bastidores dos ensaios do espetáculo, amor, inveja, arrependimento e obsessão são sentimentos que tomam todos os envolvidos, do diretor, marido de Eva, até a maquiadora da companhia de dança.

.

Nos bastidores da dança

O relacionamento entre os integrantes de uma cia de dança, nos bastidores de um espetáculo que faz uma abordagem contemporânea da legendária Anita Garibaldi. Esta é a trama desenvolvida no filme “Ensaio – O amor não diz se é para sempre”, novo longa da diretora Tânia Lamarca que terá sua primeira exibição nesta quarta (02/10), na Mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio 2013.

Reconhecida por seu trabalho à frente da direção do filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000), no novo longa metragem, Tânia atua também como produtora. O filme foi rodado na sua maior parte em Florianópolis, mas também teve cenas em Laguna (Santa Catarina) e em Buenos Aires (Argentina). “É uma alegria poder levar ‘Ensaio’, um filme totalmente catarinense, para o Festival do Rio, onde o meu ‘Tainá’ foi premiado como o melhor filme da edição de 2000”, declarou Tânia Lamarca.

“Ensaio” é um drama que relata o dilema de Eva (Lavinia Bizzotto), uma bailarina que está prestes a realizar um sonho: dançar a história da heroína Anita Garibaldi. Apesar da chance profissional, Eva se vê perturbada por uma paixão secreta. O filme mergulha fundo nos bastidores desse espetáculo e esmiúça todas as relações existentes entre os integrantes da companhia, trazendo à tona sentimentos de amor, inveja, arrependimento e obsessão.

Sobre a escolha da bailarina goiana como protagonista a diretora comentou: “Intuitivamente minha busca pela personagem-bailarina se sobrepunha a busca pela atriz para protagonizar o filme. No fundo, já queria que a dança fosse a própria personagem. No encontro com a Lavinia vi a luz no final do túnel e tudo foi para o seu lugar. A dança dela é de tirar o fôlego e se permeia à sua entrega ao trabalho da atriz nata que é. Ela deu um erotismo às duas personagens que interpreta (Eva e Anita) que mexe com toda a gente”.

O elenco traz ainda Bruno Cezario, como o bailarino argentino Daniel, Chico Caprario (Caio), Ingra Liberato (Ana), Antônio Cunha (Rodolpho) e Renato Turnes (Baldina). A trilha sonora original é de Alberto Heller e as coreografias de Renato Vieira e Bruno Cezario.

A diretora conta que optou por cenários, figurinos e objetos de cena despojados para minimizar a dinâmica realista. Ainda segundo ela, evitou detalhar o passado e especular sobre o futuro dos personagens, priorizando o aspecto existencial de cada um deles. “Trabalhamos sempre focados em evitar o explícito. Dança, música e dramaturgia tinham que se permear numa sutil configuração, pois a história, delicadamente, não se interessa em justificar isso ou aquilo. O filme é a vida acontecendo, se movimentando, tão somente”, diz Tânia.

O argumento de ‘Ensaio’ foi premiado em edital para Desenvolvimento de Roteiro da Secretaria do Audiovisual/MinC (2006). O projeto foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema – Fundação Catarinense de Cultura – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/ Governo de Santa Catarina (2008). O filme foi rodado no inverno de 2010 e finalizado em 2012.

Fotos: Cristiano Prim/divulgação

Confira o trailer:

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *